Brasil pode se tornar referência mundial em exportações de lítio

Publicado em

Decreto divulgado em julho deste ano pelo Governo Federal flexibiliza a exploração e exportação do lítio no Brasil. A decisão pode colocar o país em posição de destaque no setor.

O lítio é um metal alcalino encontrado na natureza e caracterizado por sua baixa densidade e alta eletropositividade. O lítio é aplicado em usinas nucleares e tem fins medicinais, porém, o metal é conhecido por ser a principal matéria prima na indústria elétrica para a fabricação de baterias.

litio
Extração de lítio. Imagem: Banco de Imagens

No Brasil, a política de exploração do lítio era bastante rigorosa e limitava o potencial econômico do metal. Porém, o cenário nacional mudou a partir do decreto governamental divulgado pelo governo em julho deste ano. O objetivo principal do decreto é flexibilizar a produção e, principalmente, a exportação do metal. A iniciativa já atrai investimentos bilionários no setor da mineração no Brasil e as expectativas são de alto crescimento da produção e exportação para países europeus.

Atualmente, apenas três empresas mineradoras exploram o metal em território brasileiro. São elas: Companhia Brasileira de Lítio (CBL), AMIG Brasil e a canadense Sigma, responsável pela produção de 37 mil toneladas de lítio por ano. No entanto, a nova decisão é um incentivo para projetos de exploração do lítio por parte de outras empresas.

A revisão das políticas de exploração do lítio é uma pauta discutida, não só no Brasil, mas no mundo. O principal motivo é a chamada “Transição Energética” que consiste em substituir fontes de energia não renováveis por fontes limpas na indústria. O setor que mais movimenta o mercado do Lítio no mundo é o automobilístico pela produção de baterias e pelo advento dos carros elétricos.

As expectativas econômicas para o Brasil são otimistas. De acordo com especialistas, o país pode se tornar não só uma referência, mas uma potência na produção do Lítio. As previsões ambientais, no entanto, não são tão positivas. Ambientalistas apontam que o momento exige atenção e cautela para que a interferência ambiental seja a menor possível.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios