A visita do governador Romeu Zema mudou a rotina em uma aula do curso do Trilhas de Futuro na escola técnica Ymbalo, no Serro, município de influência do empreendimento Minas-Rio, da Anglo American. Uma das escolas referência do programa no estado, a Ymbalo tem turmas do Trilhas de Futuro no período noturno, para facilitar a rotina de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho. A visita ocorreu nessa segunda-feira (4/12).
A escola oferece cursos técnicos em segurança do trabalho, enfermagem e edificações e já conta com 550 estudantes matriculados no programa criado pelo Governo de Minas, sendo 260 formados.
Diante de uma plateia jovem, o governador manifestou sua satisfação por comparecer à escola. “Tenho certeza de que é um dos maiores sucessos do Trilhas de Futuro no estado. Até o final do ano que vem, mais de 1,3 mil alunos serão formados aqui”, disse Zema.
Após uma conversa, na qual contou sua trajetória de vida, o governador respondeu algumas perguntas dos alunos da escola.
O Trilhas do futuro
Maior projeto de formação profissional já desenvolvido em Minas Gerais, de acordo com o governo, o Trilhas de Futuro tem o objetivo de mudar a vida de milhares de jovens por meio da disponibilidade de cursos de formações técnica profissional que capacitam para emprego e renda.
O prefeito do município do Serro, também esteve presente na escola e comentou a importância do programa, pelo fato de o município não mais perder jovens para outras cidades, já que eles optam por ficar no serro devido à oferta de formação por meio do programa.
“Nossos alunos hoje estudam na nossa cidade, muito deles não teriam condições de estudar, eles permanecem na nossa região e vão mudar toda a região com conhecimento. Esse programa realmente é muito diferenciado”, destaca o prefeito.
Mais do que isso, por conta do programa, o Serro recebe estudantes de municípios vizinhos, como Alvorada de Minas, Rio Vermelho e Santo Antônio do Itambé.
“A escola Ymbalo era um sonho, agora é uma máquina de fazer sonhos. Hoje, a gente acha alunos formados da escola em hospitais, mineradoras e até outros estados do Brasil. Isso se dá graças ao programa Trilhas de Futuro”, contou o diretor-geral da Escola Técnica Ymbalo, Valdir Cunha.