O Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, no Vale do Aço, deu um importante passo para se tornar referência em tratamentos contra o Câncer para outros 135 municípios das regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais. Na última sexta-feira (24), foi inaugurado na Unidade 1 do hospital o Centro Integrado de Medicina Nuclear. Na ocasião foi apresentado o PET-CT, equipamento de ponta que realiza exames de imagem de alta complexidade, favorecendo precisão e o rastreio para tratamentos oncológicos de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde.
“Este é um grande ganho para a estrutura de atendimento à população do nosso município e de toda a região, na área de saúde. Ficamos felizes em poder contar com mais este avanço significativo, que representa maior resolutividade, precisão e agilidade na assistência aos pacientes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Leonardo Seixas.
Ipatinga é a 7ª cidade a contar com a tecnologia no interior
De acordo com a Prefeitura, com aquisição do equipamento, Ipatinga passa a ser o 7º município do interior do estado a implantar a tecnologia, possibilitando a realização de até dez exames por dia. O PET-CT foi adquirido por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio hospital.
“Com o PET-CT, os especialistas terão acesso a imagens mais precisas e detalhadas, revolucionando a abordagem no tratamento oncológico. É tão eficaz que em determinados casos, elimina a necessidade de o paciente fazer outros exames, sendo efetivo não somente para o paciente oncológico, como também para outros atendimentos na área assistencial. Vale destacar que para garantir a eficiência do procedimento, o HMC dispõe de uma equipe especializada e treinada para a realização do exame, manutenção e aquisição dos insumos, para atuar com eficiência no atendimento aos pacientes”, explica o Diretor de Negócio do Hospital Márcio Cunha, Eduardo Blanski.