Série Debaixo da Terra, Acima dos Padrões: Mãos Seguras na Mineração

Publicado em

 

As nossas mãos são verdadeiras máquinas, essenciais para a execução de uma gama diversificada de tarefas no ambiente de trabalho. No mundo da mineração, onde os riscos são eminentes, a proteção das mãos não é apenas um detalhe, mas uma necessidade vital. Imaginem a complexidade do trabalho em uma mina. Aqui, cada ação tem sua importância e cada movimento conta. O simples ato de empurrar, cortar, girar e puxar requer uma coordenação que, por vezes, subestimamos. Para garantir que nada falhe, nossa equipe de segurança e saúde no trabalho analisa rigorosamente os riscos associados a cada tarefa.

De acordo com as especificidades da mina e do trabalho em questão, são definidos os equipamentos de proteção coletiva e individual adequados. Não se trata apenas de um capricho, mas de uma medida de prevenção e segurança. Sinalizações, por exemplo, são colocadas em pontos estratégicos para orientar os trabalhadores sobre os cuidados a serem tomados. Além disso, mecanismos de proteção são instalados em máquinas para evitar o contato direto com partes móveis, minimizando assim os riscos de acidentes. Algumas dessas máquinas são equipadas com sistemas de comando bimanuais, criados para garantir que o operador utilize ambas as mãos, impossibilitando assim o contato com a zona de perigo durante o funcionamento.

E o que dizer dos Equipamentos de Proteção Individual? As luvas, por exemplo, são um recurso indispensável. São projetadas para resistir a diferentes tipos de riscos, sejam eles cortes, choques elétricos ou agentes químicos e biológicos. Cremes protetores também podem ser usados para fornecer uma camada adicional de segurança contra agentes químicos. A questão é que todos esses equipamentos e práticas existem para garantir a sua segurança e a de seus colegas. E cada detalhe, desde o ajuste das correias e polias até a aplicação do creme protetor, é meticulosamente planejado.

Prudência para usar as mãos

No entanto, equipamentos por si só não são suficientes. A consciência e a prudência no manuseio de ferramentas e máquinas são igualmente fundamentais. Imagine que você precisa utilizar um martelo. Antes mesmo de levantá-lo, é crucial verificar seu estado. Está tudo bem com os cabos e as cunhas? Só após essa verificação você pode prosseguir com a certeza de que está utilizando um equipamento seguro. E ao utilizar chaves, lembre-se: a ação correta é puxar, não empurrar.

Por último, mas não menos importante, se ocorrer alguma falha ou parada inesperada na máquina que você está operando, siga os procedimentos de bloqueio e etiquetagem e informe ao seu superior para que um profissional autorizado da manutenção seja chamado. O retorno à atividade só deve acontecer quando o problema for completamente solucionado e a máquina liberada pela equipe de manutenção.

Então é isso, proteger as mãos e os dedos vai além de simplesmente calçar um par de luvas. Envolve um conjunto de práticas, conscientização e, claro, a utilização correta dos equipamentos de proteção. Ficamos por aqui hoje, e esperamos que você tenha encontrado as informações úteis e aplicáveis. Trabalhe com segurança e até a próxima!

 

Rodrigo Oliver é Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, com consultorias prestadas para mais de 200 empresas na área de mineração; responsável técnico pelo software eSocial Brasil e pela rede de clinica médicas ocupacionais Pro Life, com atuação em Itabira, Barão de Cocais, Nova Lima, Itabirito, Mariana e Congonhas..
Rodrigo Oliver é Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, com consultorias prestadas para mais de 200 empresas na área de mineração; responsável técnico pelo software eSocial Brasil e pela rede de clinica médicas ocupacionais Pro Life, com atuação em Itabira, Barão de Cocais, Nova Lima, Itabirito, Mariana e Congonhas.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios