IFMG comemora mobilização da comunidade em feira de ciência e tecnologia em Ipatinga

Publicado em

 

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMG) está celebrando o resultado da II Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ipatinga. Alunos da instituição apresentaram no evento 31 trabalhos técnicos integrados em Automação Industrial e Eletrotécnica e da graduação em Engenharia Elétrica do campus. Os trabalhos, desenvolvidos e apresentados pelos próprios alunos, envolviam obrigatoriamente produtos práticos, como protótipos, experimentos, softwares ou aplicativos.

O evento, realizado na última sexta-feira (20), recebeu mais de 400 pessoas para conhecer projetos desenvolvidos por estudantes do campus, no Vale do Aço. Alunos de cinco escolas públicas de Ipatinga e região – em especial, alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio, além de pais, responsáveis e demais convidados dos estudantes expositores, tiveram a oportunidade de ver de perto os trabalhos de inovação.

O coordenador do projeto, professor Rafael Ribeiro, comemorou o resultado e explicou o objetivo do evento: “a Feira de Ciência e Tecnologia teve êxito em sua proposta inicial, devido a sua contribuição para popularização do saber científico, pois o traduziu para uma linguagem mais simples e palpável para os alunos e para a comunidade em geral, principalmente para aqueles que ainda não haviam tido experiências semelhantes anteriormente”.

3
Mais de 400 pessoas estiveram presentes no evento

Reconhecimento para trabalho de alunos do IFMG

O projeto foi muito elogiado pelos professores e estudantes das escolas visitantes. Eles destacaram a iniciativa e a qualidade dos trabalhos apresentados, e se mostraram muito animados para participar das próximas edições da feira.

“Os docentes por meio da orientação no desenvolvimento dos projetos, contribuíram no desafio que a escola tem de romper com as práticas da educação bancária. Pois, para a realização dos trabalhos, professores e alunos tiveram que caminhar juntos na dialética da construção do saber, sem a figura do ser autoritário e detentor do conhecimento, e sim o professor atuando como mediador do conhecimento”, explica Rafael Ribeiro.

O professor explica que desenvolver os trabalhos foram uma oportunidade de associar de forma multidisciplinar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas cursadas em sala de aula. “Desenvolver a capacidade de organizar materiais e registrar as etapas; a oralidade, por meio da apresentação das informações obtidas; a capacidade de manejar equipamentos e ferramentas laboratoriais; dentre outras habilidades”, enumera o professor.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios