Nesta segunda-feira (2), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, inaugurou o Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas, aprovando o envio da Força Nacional para o Rio de Janeiro, além de R$ 20 milhões ao governo da Bahia para enfrentar a onda de violência que atinge o estado nas últimas semanas.
Tanto o período de violência generalizada na Bahia que resultou na morte de 68 pessoas, como a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, o Programa Nacional de Combate às Organizações Criminosas visa combater o crescimento do crime organizado no país.
Flávio Dino destacou a comunicação entre os estados
Durante a cerimónia de lançamento, o ministro defendeu a importância da comunicação e do envolvimento com os estados brasileiros.
“Qual autoridade eu tenho de chegar lá na Bahia e dizer o que é certo? Amigos, intervenção federal é coisa séria, regida pela Constituição. Eu não posso acordar de manhã e dizer: ‘Vamos fazer intervenção federal’. Como é que eu vou fazer intervenção federal toda hora como nos cobram? Não é possível. O formato federativo protege a sociedade. Debate é falar, ouvir, aprender e retificar”, destacou Dino.
No evento de lançamento do programa estiveram presentes também a Secretaria Nacional de Justiça, Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de secretários de segurança pública dos estados.