Navio carregado de minério da CSN encalha no Rio de Janeiro

Publicado em

O graneleiro True Conrad transportava minério de ferro da Companhia Siderúrgica Nacional para Singapura, na Ásia e ficou encalhado na Baía de Sepetiba (RJ).

O navio graneleiro True Conrad, com bandeira da Libéria, passou por um incidente no dia 10 de maio, uma semana após perder o leme enquanto saía pelo canal do Porto de Itaguaí. O navio colidiu com um talude e sofreu danificações em seu casco e ficou encalhado na Baía de Sepetiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as informações sobre o caso só foram repassadas na última segunda-feira, cinco dias após o incidente. Em nota, o órgão informou que o navio foi rebocado até a barra e está fundeada para os reparos necessários. As primeiras vistorias realizadas pelo Inea não apontaram vazamento de óleo ou combustível.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), dona do minério de ferro que estava sendo transportado, foi notificada pelo Inea e afirmou que o navio “é de responsabilidade da empresa contratante da carga, encontrando-se fora da poligonal do Porto”.

A Marinha do Brasil afirmou que possuía ciência do acidente desde o dia em que ele ocorreu. Em nota, a Marinha disse que a viagem foi interrompida para que fosse realizada uma avaliação no tanque de lastro pelo comandante. Uma equipe da Delegacia da Capitania de Portos em Itacuruçá esteve no local para inspecionar a estrutura e a documentação da embarcação. A delegacia não encontrou irregularidades e notificou o comandante e o armador do navio, os quais apresentaram o plano de contingência a ser aplicado, caso necessário.

A Marinha abriu um inquérito sobre o caso com o objetivo de apurar as causas e responsabilizar os envolvidos. Ainda não se sabe o motivo pelo qual o caso foi informado ao Inea cinco dias após ocorrido. A prefeitura de Angra dos Reis afirmou, em nota, que não há navio encalhado no território municipal. A prefeitura de Mangaratiba também afirma que o navio não está no município

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...