Itabira acaba de conquistar mais de R$ 150 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras estruturantes nas áreas de saúde, educação e saneamento. O anúncio confirma o município entre os 1.119 beneficiados pelo programa, que visa impulsionar o desenvolvimento de cidades por meio de investimentos essenciais em infraestrutura. Com esses recursos, Itabira dará continuidade à ampliação e modernização de suas redes de saúde, educação e tratamento de esgoto.
Educação em foco com novas creches e melhorias nas escolas
A maior parte dos investimentos será destinada à Educação, que teve destaque na seleção de projetos. O objetivo é expandir a oferta de vagas e melhorar as condições físicas das escolas municipais. Serão três novas creches construídas em pontos estratégicos da cidade: no bairro Praia, em Bálsamos e no distrito de Ipoema. Cada unidade vai atender 94 crianças em tempo integral, aumentando significativamente o número de vagas na educação infantil.
Além disso, a cidade receberá recursos para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na E. M. José Gomes Vieira, no bairro Santa Ruth, e a aquisição de um ônibus escolar. As reformas em escolas de bairros como Gabiroba, Juca Batista e Clóvis Alvim também estão previstas, com o intuito de revitalizar as unidades e melhorar o espaço para atividades pedagógicas e esportivas.
Novo PAC com investimento de mais de R$ 102 milhões para a saúde
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) será um dos maiores beneficiados, recebendo R$ 102.442.038,59 para obras significativas na área de saúde pública. Este valor representa um dos maiores investimentos em saúde na história de Itabira. O projeto inclui a construção de um novo prédio para o serviço de hemodiálise, a implantação de uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e a criação de uma área de estacionamento e apoio.
Essas obras, que ocuparão uma área de 25.518,16 m² cedida pela Prefeitura ao hospital, beneficiarão mais de 500 mil habitantes de Itabira e região, incluindo 27 municípios vizinhos. O investimento tem como objetivo melhorar o atendimento e a infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e os serviços prestados à população.
O município também recebeu R$ 12.742.771,48 para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Senhora do Carmo. Este projeto integra a linha de Esgotamento Sanitário do Novo PAC, e tem como principal objetivo melhorar o saneamento básico na zona rural. A ETE trará benefícios diretos para a saúde pública e contribuirá para a preservação ambiental, atendendo uma região historicamente carente de infraestrutura adequada.


