O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o segundo dia do G20, realizado em Joanesburgo, África do Sul, para enfatizar o papel crucial dos minerais críticos no desenvolvimento tecnológico e na transição energética global. Durante o evento, ele destacou que, em 2024, o setor de energia será responsável por 85% do crescimento da demanda por esses recursos essenciais.
Transição energética e novos desafios para a exploração de minerais
Lula ressaltou que a transição energética, além de abrir novas fronteiras tecnológicas, também traz a oportunidade de repensar o papel da exploração de recursos naturais. “A transição energética abriu oportunidades para ampliar a fronteira tecnológica a serviço da humanidade, mas também oferece a chance de ressignificar o papel da exploração dos recursos naturais”, afirmou o presidente. Segundo ele, os países ricos em reservas de minerais não podem ser apenas fornecedores de matéria-prima, mas precisam também investir em inovação tecnológica para agregar valor aos seus recursos.
Lula também defendeu a necessidade de investimentos responsáveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, que possam fortalecer as bases industriais e tecnológicas dos países que detêm grandes reservas de minerais críticos. O presidente citou como exemplo a criação do Conselho de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE) no Brasil, com o objetivo de transformar o país em um parceiro importante na cadeia global de valor desses minerais, ao invés de apenas um exportador. “O que está em jogo não é apenas quem detém esses recursos, mas quem controla o conhecimento e o valor agregado que deles deriva”, destacou Lula.
Soberania e controle tecnológico
Em sua fala, o presidente também mencionou a importância da soberania, afirmando que “a soberania não é medida pela quantidade de depósitos naturais, mas pela habilidade de transformar recursos através de políticas que tragam benefícios para a população”. Para Lula, a questão dos minerais críticos está diretamente ligada à soberania nacional e ao controle do conhecimento sobre como transformar esses recursos de maneira sustentável.
Além dos debates sobre minerais críticos, a edição deste ano do G20 também abordará temas como mudanças climáticas, transição energética e trabalho decente. Durante o evento, Lula e outros líderes mundiais discutiram a possibilidade de estreitar relações comerciais e aprofundar a cooperação entre os países, principalmente no que diz respeito ao comércio de recursos estratégicos.
O Brasil, com suas vastas reservas minerais, se posiciona como um ator-chave nas discussões globais sobre o futuro das fontes de energia e desenvolvimento sustentável.


