Itabira: Vereador Bernardo Rosa critica postura da Vale em reunião do Codema realizada na última segunda-feira (12)

Publicado em

Em um discurso incisivo na Câmara Municipal de Itabira, o vereador Bernardo Rosa expressou sua indignação em relação à postura da mineradora Vale durante a reunião pública do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), realizada na última segunda-feira (12). O parlamentar acusou a empresa de omitir informações e de desgastar emocionalmente a população com estratégias pouco transparentes e contraditórias.

A gente vai acompanhando atentamente as ações da Vale. Elas já têm esse jeito de tentar ludibriar, de tentar nos ganhar pelo cansaço. Mas isso tem que ter um basta. A população se cansa, a gente se cansa dessa atitude”, afirmou Bernardo.

O vereador demonstrou surpresa com uma nova alegação da mineradora, que afirmou que a atividade de mineração em Itabira só continuará até 2041 se for aprovada a ampliação das cavas. “O que era dito na Bolsa de Valores era que a atividade da Vale seguiria até 2041. Agora, vem esse novo fato, dizendo que só continua se for autorizada [a ampliação das cavas]. Essa informação estava subentendida, obscura, e chegou de atropelo, sem que pudéssemos nos preparar para questionarmos o porquê dessa nova intenção da Vale”, criticou.

Bernardo enfatizou que o objetivo não é criar um conflito com a empresa, mas estabelecer um diálogo que exija reciprocidade. “Itabira precisa da Vale, mas a Vale precisa mais de Itabira, e esse reconhecimento ela precisa ter”, declarou.

O parlamentar também fez críticas contundentes à resposta vaga da mineradora sobre o plano de fechamento da mina. “E o fechamento de mina? Fiquei abismado ontem [segunda-feira] porque a gente pergunta tanto sobre o fechamento de mina, aí o representante da Vale falou: ‘nós já protocolamos o fechamento de mina’. Vou fazer um ofício para solicitar qual é o projeto pós-mineração nesse fechamento de mina. Não é possível construir mais parque, mais quadra porque a gente está cansado disso. Chega de quadra, chega de parque! A gente quer diversificação econômica”, afirmou.

Vereador solicitará que Vale doe terreno para construção de unidade prisional em Itabira

Como uma proposta concreta para promover essa diversificação econômica, Bernardo anunciou que solicitará oficialmente à Vale a doação de um terreno para a construção de uma unidade prisional em Itabira. “Inclusive, o terreno em que pode ser construída a unidade prisional é da Vale. Vamos pedir a doação desse terreno para o município e que ela construa o presídio, porque é diversificação econômica nesse novo formato em que as unidades são construídas em Minas Gerais”, conclo vereador.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Cidadão Legal’ vai emitir mil identidades em João Monlevade durante fim de semana

Todas as informações detalhadas do 'Cidadão Legal' estão disponíveis no site oficial da Câmara e no Instagram @camarajoaomonlevade

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios