Minas concentra 45 barragens em situação de risco e nível de alerta máximo no Brasil

Publicado em

Em um recente balanço sobre a mineração no Brasil, divulgado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Educação, Mineração e Território (EduMiTe) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi revelado que o país possui atualmente 921 barragens de mineração registradas.

Contudo, um dado alarmante surge: apenas 471 dessas barragens atendem aos critérios da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Isso significa que quase metade das estruturas não são consideradas seguras, com 107 delas em situação de alerta ou emergência.

Minas Gerais em destaque: maior número de barragens e risco elevado

Minas Gerais, o estado com maior concentração de barragens no Brasil, possui 333 estruturas em seu território. O estado também lidera o ranking das barragens em situação de risco. Ao todo, 45 dessas estruturas estão em Nível de Alerta (NA) ou Nível de Emergência (NE).

Entre elas, dois casos são classificados como Nível de Emergência 3, o mais grave, em que a ruptura é considerada inevitável ou já está ocorrendo. Além disso, quatro barragens estão em Nível de Emergência 2, indicando um risco crescente devido a anomalias não controladas.

Fiscalização insuficiente e a liderança da Vale

Outro ponto crítico abordado no boletim é a falta de fiscalização. Em 2024, apenas 20% das estruturas registradas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) foram fiscalizadas. A Vale, por sua vez, continua a ser a mineradora com o maior número de barragens no país, representando 11,83% do total. Além disso, a empresa lidera o ranking de mineradoras com o maior número de barragens em níveis de alerta ou emergência, com 19,62% das suas estruturas nessa situação.

Esses dados destacam a necessidade urgente de ações eficazes para garantir a segurança e proteger as comunidades que vivem nas proximidades dessas estruturas. A falta de fiscalização e o alto risco das barragens em Minas Gerais exigem uma resposta imediata das autoridades para evitar novos desastres, como o ocorrido em Brumadinho, em 2019.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios