Redução do Programa de Transferência de Renda em Brumadinho pode atingir 153 mil pessoas em situação vulnerável

Publicado em

 

Neste início de 2025, uma nova etapa da tragédia de Brumadinho está prestes a ser escrita, com a redução significativa no valor do Programa de Transferência de Renda (PTR) para as vítimas do rompimento da barragem em 2019, em Brumadinho. O programa foi estabelecido para fornecer apoio econômico aos atingidos, mas a recente decisão de corte gerou revolta entre os moradores e organizações que acompanham a reparação.

Atualmente, cerca de 153 mil pessoas são atendidas pelo PTR, com um pagamento mensal que varia entre um salário mínimo para os moradores das Zonas Quentes, e meio salário mínimo para os que residem em áreas mais afastadas em Brumadinho. Contudo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela gestão do programa, anunciou que o auxílio será reduzido pela metade a partir de março de 2025, e que o pagamento será finalizado em abril de 2026.

Essa medida é vista como um agravamento da situação para muitas famílias que ainda enfrentam as consequências do desastre. Apesar da política nacional de reparação econômica garantir o auxílio emergencial, apenas 15% da população atingida foi contemplada até agora, conforme dados da FGV.

Movimento dos Atingidos por Barragens diz que redução no Programa de Transferência de Renda vai afetar população de baixa renda em Brumadinho

A crítica do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) destaca que a redução do Programa de Transferência de Renda e a falta de uma reparação socioeconômica efetiva deixarão uma enorme lacuna para os atingidos, que ainda esperam pela indenização e pelo cumprimento do acordo de reparação firmado com a Vale e o governo de Minas Gerais. Para o MAB, a medida só agrava as disparidades e coloca os atingidos em um cenário de maior precariedade.

A redução do Programa de Transferência de Renda é, sem dúvida, um reflexo das promessas não cumpridas e das dificuldades que os moradores de Brumadinho ainda enfrentam, enquanto aguardam pela reparação completa de um dos maiores desastres ambientais da história do país.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios