O maior especialista em administração de todos os tempos, o naturalizado americano Peter Drucker, dizia que encontrar e preparar jovens talentosos era uma tarefa muito importante, mas frequentemente esquecida pelos empresários e gestores de negócios. “As empresas precisam investir tempo e dinheiro aos profissionais promissores (…) É preciso descobri-los, orientá-los e ouvir o que eles têm a dizer, encorajá-los e desafia-los”, dizia Drucker.
Segundo o especialista em negócios, o sucesso – e a própria sobrevivência – de uma empresa depende da qualidade de cada um dos membros do time de colaboradores. Em um mercado com escassez de mão de obra qualificada, como o nosso, onde existe altíssima demanda por mão de obra em condições de entregar tarefas com plena eficiência, comprar, ou seja, contratar profissionais que trabalham em outras empresas, principalmente dos concorrentes, custa caro, além de ser considerado, por alguns, como uma atitude desleal.
Uma excelente alternativa é descobrir e formar seus próprios talentos. Muitas empresas e ONG’s desenvolvem interessantes programas de treinamentos e descobrem exímios profissionais que são aproveitados a curto e médio prazo.
Jovens como solução
Independentemente do tamanho ou segmento de negócio, o desenvolvimento de programas de treinamentos destinados aos iniciantes no mercado de trabalho e concluintes do Ensino Médio, curso técnico ou ensino superior é uma solução razoável para suprir as necessidades de contratação.
O público jovem, com pouca ou nenhuma experiência, tem uma motivação especial, alcançar um importante desafio: o primeiro emprego. O grande benefício de programas de treinamento é que ao seu término, esperasse que o participante esteja plenamente qualificado para exercer qualquer atividade que tenha sido treinado. Além da valorização do participante com a sua efetivação na companhia, cria um sentimento de gratidão do trabalhador o que faz, intuitivamente, produzir muito mais.
Finalmente, no atual mundo dos negócios, com o avanço da tecnologia, a busca de maior competitividade, produtividade e qualidade exigidas pelas empresas, tornam-se evidentes. Faz-se necessário investimento em profissionais talentosos com capacidade e incentivo para liderar, munidos de capacitação e iniciativa para tomar boas decisões e garantir bons resultados para os investidores.