Recentemente, recebi um e-mail de uma leitora dos meus artigos. Escreveu que tem 50 anos de idade, graduada em pedagogia e que, após 15 anos de trabalho como funcionária em uma mesma empresa, pediu demissão e pensa em abrir seu próprio negócio. Solicitou que enviasse ideias de negócios de baixo investimento.
Fico muito feliz em saber que as pessoas pensam em ter o próprio negócio. Empreendedorismo é o principal, na minha opinião, fator promotor do desenvolvimento econômico e social de uma nação e os empreendedores são a base de sustentação de qualquer economia. Em relação à pergunta, essa é muito difícil! Não tenho uma reposta!
Encontrar uma boa oportunidade de negócio e com baixo investimento é uma missão que o próprio interessado deverá descobrir. Ocorre que uma oportunidade de negócio depende das individualidades de cada um, preferências, disponibilidade de tempo, recursos para investimentos etc. Encontrar uma boa oportunidade não é uma tarefa fácil. Às vezes elas surgem meio que por acaso. Outras vezes surgem após intenso trabalho de pesquisa.
Mais que a oportunidade
A meu ver, tão importante como encontrar uma oportunidade de negócio são as qualidades pessoais do empreendedor para seguir em frente nesta missão de empreender, tais como: iniciativa, visão, coragem, decisão, atitude de respeito humano e capacidade de organização e direção, entre outras, além do seu e o grau de comprometimento com a atividade que deseja realizar.
O comprometimento sempre será possível se houver entusiasmo constante. É por esse motivo que, antes de montar um negócio, o primeiro ponto ser pensado em relação às inúmeras oportunidades de negócios que se apresentam é se realmente o candidato possui as qualidades para empreender ou se pode desenvolvê-las. Ainda, qual oportunidade é atrativa para dedicar muitas e muitas horas de trabalho, dinheiro…
Finalmente, segundo dados do Sebrae, mais da metade das empresas brasileiras fecham as portas até o terceiro ano de vida. Um dos principais motivos é a ausência de planejamento. Grandes oportunidades são desperdiçadas por falta de um trabalho prévio de pesquisa, levantamento de informações de mercado, conhecimento do produto a ser oferecido e desenvolvimento de um bom plano de negócios. Não custa lembrar: o apoio de profissionais com experiência comprovada em gestão de negócios é muito bem-vindo.