A Vale (VALE3) divulgou, nesta quarta-feira (16), o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre de 2024 (3T24), apontando um crescimento da produção de minério de ferro de 5,5% no terceiro trimestre de 2024, comparado com o o mesmo período de 2023. O resultado representa o maior volume de vendas da companhia desde o quarto trimestre de 2018.
A mineradora atribui o resultado ao impulso de melhorias do desempenho operacional nos complexos minerários de S11D, Itabira e Brucutu (foto). Os números foram bem recebidos pelos analistas, embora não representem grandes mudanças para a companhia. Mesmo em uma sessão de queda do minério, os papéis VALE3 iniciaram a sessão desta quarta-feira com avanço de cerca de 1%.
Produção da Vale acima da projeção
Além disso, a Vale reafirmou que a produção de minério de ferro dos primeiros nove meses em 2024 está em cerca de 99% da faixa média projetada pela companhia. O Goldman Sachs ressalta que a produção de minério de ferro reportada pela Vale de 91 milhões de toneladas no 3T24 foi 11% acima da sua projeção e 5% acima do consenso da Bloomberg (vendas menores devido ao acúmulo sazonal de estoque, parte a ser revertida no 4T dependendo das condições de mercado). A produção de cobre e níquel também superaram suas projeções.
“Este trimestre marca o mais forte para a produção ferrosa desde o 4T18 e achamos que é apenas o começo do que esperamos ser uma recuperação operacional de vários anos (após anos desafiadores desde 2019)”, avaliam os analistas do Goldman. As informações são do Infomoney.