Durante a solenidade de abertura da Exposibram 2024, nesta segunda-feira (9), em Belo Horizonte, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, ressaltou a importância da mineração para o desenvolvimento econômico e social do Brasil em diversos aspectos. Dentre os pontos abordados em seu discurso, destaque para a contribuição do setor para a balança comercial do país e a preocupação com a agenda ESG, especialmente a preservação da Amazônia.
“Gostaríamos de dizer que, em termos de exportação, 32% aproximadamente do superávit da nossa balança é exatamente o produto da mineração brasileira, o que contribui, evidentemente, para o nosso país de forma importante”, afirmou Jungmann.
A solenidade de abertura do evento promovido pelo Ibram contou com a participação de diversas autoridades políticas e empresariais, além de acadêmicos e profissionais do setor.
Frente Parlamentar e sustentabilidade
O presidente do Ibram também mencionou a criação da Frente Parlamentar de Mineração Sustentável, uma conquista importante para o setor no âmbito das discussões políticas em Brasília. “Gostaria também de citar que nesse intervalo, entre a última Exposibram e esta, foi criada a frente parlamentar de mineração, aqui representada pelo seu presidente, deputado Zé Silva. Hoje a mineração brasileira conta com deputados e senadores que estão ligados à mineração sustentável — e também para nos defender de ataques que não fazem jus àquilo que nós fazemos pelo país”, declarou.
O compromisso do setor com a sustentabilidade foi destacado pelo presidente em outro trecho do discurso, ao mencionar a realização do primeiro inventário de pegada de carbono do setor mineral. “Nós representamos aproximadamente 0,3% de toda a emissão de carbono no Brasil”, destacou, ao afirmar que os dados estão disponíveis para quem quiser estudá-los.
Compromisso com a Amazônia
Jungmann também abordou a questão da preservação da Amazônia e o combate ao garimpo ilegal. “Assumimos um compromisso muito claro em termos de sustentabilidade com a Amazônia. Depois de discutir e debater, conseguimos abraçar a Amazônia. Queremos respeito às populações indígenas, a preservação da floresta, não abrimos mão disso. Isso nos levou exatamente a uma posição contrária ao garimpo ilegal, ao narcogarimpo, algo que deve ser combatido”, disse o presidente do Ibram.
Exposibram 2024: o maior evento de mineração da América Latina
A Exposibram 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, principal vitrine da mineração latino americana, teve início nesta segunda-feira, no Expominas, em Belo Horizonte.
O evento conta com mais de 500 estandes e cinco palcos simultâneos, destacando as tendências e inovações do setor mineral. A expectativa é atrair mais de 70 mil visitantes e mais de 2 mil congressistas ao longo dos quatro dias de evento, que se estende até 12 de setembro.
Com uma área de aproximadamente 15.000 m², a Expo & Feira reúne expositores de diversos países, incluindo Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.
Cobertura especial
O evento conta com a cobertura especial do portal CidadeseMinerais.com.br, parceiro editorial da Exposibram 2024, com apoio da MM Advocacia Minerária e Ecolabore Engenharia.
Para mais informações, acesse: exposibram2024.ibram.org.br.