Ibram e governo da Arábia Saudita firmam acordo para promoção da mineração

Publicado em

 

Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) firmou uma parceria com o governo da Arábia Saudita para promover o setor de mineração, engajando-o entre as indústrias essenciais para o futuro sustentável das economias em todos os continentes. O acordo foi selado em reunião na sede do Instituto, em Brasília, nesta quinta-feira (25). Participaram da reunião o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, a presidente do Conselho Diretor, Ana Sanches, o ministro da Indústria e Recursos Minerais saudita, Bandar Ibrahim Alkhorayef, e o vice-ministro para Assuntos de Mineração, Khalid Saleh Al-Mudaifer, acompanhados de uma comitiva.

Os participantes concordaram em formar um grupo de trabalho para discutir interesses mútuos dos dois países relacionados ao desenvolvimento de projetos em mineração industrial, conforme proposta de Raul Jungmann. O GT será articulado pela embaixada da Arábia Saudita no Brasil e terá a participação de mineradoras associadas ao Ibram, do próprio Instituto e do Ministério de Minas e Energia. “A proposta é avançar nas discussões em torno de oportunidades de investimentos e negócios, sinergias e desafios relacionados ao setor mineral para apresentação desses temas no Future Minerals Forum (FMF), uma importante plataforma mundial para minerais, a ser organizada pela Arábia Saudita em janeiro, conforme manifestou o ministro Bandar Ibrahim Alkhorayef”, explica o Ibram.

De acordo com o instituto, com o GT espera-se desenvolver um importante mecanismo bilateral para avançar na discussão de projetos de interesse mútuo do Brasil e da Arábia Saudita, com foco no desenvolvimento de projetos de mineração. “e que possamos seguir com o debate durante o Future Minerals Forum, naquele país, em janeiro”, disse Raul Jungmann.

O diretor-presidente acredita que a parceria irá desenvolver iniciativas voltadas a impulsionar a produção de minerais críticos para a transição energética, demanda mundial para descarbonização da indústria que representa excelente oportunidade para a expansão da mineração.

Ana Sanches explicou que o GT vai proporcionar a discussão de alto nível entre representantes dos dois países e do setor privado para “ações concretas e planos tangíveis” voltadas a originar parcerias estratégicas para expandir a mineração brasileira em novos negócios com os sauditas.

Já o ministro Alkhorayef recomendou aos mineradores brasileiros que ao longo das tratativas no GT e no FMF informem detalhadamente dados sobre seus projetos de mineração, inclusive, com valores de investimentos pleiteados para análise objetiva por parte dos investidores internacionais. “Queremos uma linguagem de negócios (na apresentação dos projetos) com números sólidos de quantos recursos são necessários para os investimentos (…) este encontro no IBRAM é o início de um grande futuro para nossos países”, disse o representante saudita.

O vice-ministro Khalid Saleh Al-Mudaifer destacou que a Arábia Saudita tem consciência de que os investimentos em mineração devem ser pensados no longo prazo: “demandam muitos esforços e estabilidade de políticas, de fornecimento de energia, de logística, entre outros aspectos. Nosso governo está disposto a propor caminhos em parceria com o setor privado, atendendo às suas necessidades”.

Ibram e governo saudita vão promover grandes eventos

Conforme divulgado pelo Ibram, o encontro também serviu para o governo saudita e o instituto discutirem ações colaborativas sobre o setor mineral por meio da Exposibram 2024, maior evento da indústria mineral na América Latina – e do Future Minerals Forum (FMF).

O FMF será realizado de 14 a 16 de janeiro e projeta contar com 14.000 participantes de 178 países, incluindo 75 representantes governamentais para catalisar ações voltadas à colaboração global. “É organizado pelo Ministério da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita sob o patrocínio do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud. Já a EXPOSIBRAM é um evento mais amplo, com a perspectiva de receber em seus 13 mil m2 mais de 60 mil visitantes, expositores e congressistas de várias partes do mundo. Em 2024 será realizada em Belo Horizonte (MG), de 9 a 12 de setembro”, resume o Ibram.

“Ao promover o Future Minerals Fórum, a Arábia Saudita demonstra que é uma das nações que está na vanguarda na questão de se antecipar o planejamento da rede global de suprimentos de minérios e metais, visando o desenvolvimento sustentável. O Brasil faz o mesmo por meio da EXPOSIBRAM, principal fórum de negócios e discussão de estratégias para o futuro do setor mundial de mineração. Portanto, a parceria entre EXPOSIBRAM e FMF irá gerar resultados vantajosos, em termos de oportunidades de aprendizado e de negócios, tanto para a indústria da mineração quanto para muitos outros setores econômicos”, disse Raul Jungmann.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios