Com apoio da AngloGold Ashanti, capela de cerca de 300 anos será reaberta em Sabará nesta sexta-feira

Publicado em

 

Após passar por um processo de restauração pelos últimos sete anos, a Capela de Santo Antônio do Pompéu, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltará a abrir as portas nesta sexta-feira (26), para visitação da comunidade. A capela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem quase 300 anos de história, reunindo elementos do Barroco Mineiro.

De acordo com a Anglo Gopld Ashanti, empresa que custeou a reforma, as intervenções tiveram início em janeiro e foram realizadas com recursos da Plataforma Semente, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a mineradora e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Pompéu (Amap). Cerca de R$ 850 mil foram investidos para revitalizar o telhado, os elementos artísticos e todo o conjunto arquitetônico do espaço.

A capela, localizada no Bairro Pompéu, é uma das mais antigas de Sabará. Embora não se saiba a data extada da construção, há registros de batismos que datam de 1.731, ou seja, há quase três séculos. “Erguida na época em que a cidade ainda era um arraial, a igreja é feita de madeira e taipa, com planta composta por dois retângulos, o primeiro formando a nave, e o segundo, transversal, contendo a capela‐mor e as sacristias laterais. A obra de restauração foi feita pelas empresas Conservare e Restaurare”, descreve a AngloGold Ashanti.

“Na época da assinatura do TAC nós incentivamos a Amap a inscrever o projeto de restauração da capela no Programa Minas Para Sempre, que é realizado por meio dos recursos da Plataforma Semente, do MPMG. Apoiar essa obra revela o quão importante o patrimônio religioso e cultural de Sabará é para a AngloGold Ashanti. Também nos faz seguir no caminho do fortalecimento dos territórios onde atuamos, deixando assim um legado positivo para essas comunidades”, afirma o gerente sênior de Comunicação, Comunidades e Relacionamento Institucional da empresa, Fernando Cláudio.

A presidente da Amap, Juliana de Oliveira, destaca sobre a entrega da obra: “É uma benção para toda a comunidade de Pompéu e de Sabará ver a capela restaurada. Ela faz parte da história deste lugar e da vida das pessoas e tem um valor afetivo enorme para todos nós”.

Segundo a presidente da Amap, a população do bairro acompanhava o dia a dia da obra e estava ansiosa para vê-la concluída. “O senhor Aristóteles Inácio da Costa, que tem mais de 80 anos de idade, morador de Pompéu há mais de 60 anos, vinha ‘fiscalizar a obra’ todo dia. E a senhora Neuza Rosa Andrade diariamente, às 15h40, levava uma garrafinha de café para o pessoal da obra” diz Juliana.

“Ela fez isso durante sete meses. Tudo isso é manifestação do amor que os moradores têm pela capela”, contou Juliana, que enquanto faz a prestação de contas da obra, já pensa no futuro. “Após a conferência dos dados, vamos fazer outro projeto de restauração da parte externa da igreja e para instalação do projeto de incêndio”, complementa.

1 2
Altar da capela, conservado após sete anos de restauração

Evento de reabertura da Capela 

A cerimônia de reabertura da capela terá início às 18h dessa sexta-feira, com presença de autoridades e da comunidade. Haverá queima de fogos e a celebração de missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Edmar José da Silva, da Arquidiocese de Belo Horizonte. A programação continua com show musical de Túlio Oliveira e da Banda Sapotchen. As comemorações seguem no sábado e domingo (27 e 28), com celebrações religiosas e comunitárias.

A AngloGold Ashanti em Sabará

Com quase dois séculos de operação no Brasil, a AngloGold Ashanti é uma das maiores produtoras de ouro do Brasil e do mundo. Em Sabará a empresa opera as minas Cuiabá e Lamego.  A mais de 1.400 metros da superfície, a Mina Cuiabá é o lugar mais profundo do Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão, o prédio mais alto do mundo, em Dubai, tem 828 metros de altura.

Um dos acessos ao subsolo da mina Cuiabá é realizado por um elevador que vai até o nível 11, cerca de 890 metros, em 6 minutos de trajeto. A empresa extrai no município, anualmente, quase 10 toneladas de ouro. Saiba mais.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios