O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove entre os dias 9 e 12 de setembro o maior evento de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024). A expectativa dos organizadores é receber um público superior a 70 mil pessoas.
Ao todo, mais de 500 estandes estarão montados no Expominas, na Região Oeste de Belo Horizonte. No congresso, cinco palcos terão painéis simultâneos, dedicados a 2 mil congressistas. Os estandes disponíveis foram todos preenchidos previamente, com a participação de expositores brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru. Mais informações no site.
O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann (foto), destaca a abrangência do congresso, tratando de estratégicos como transição energética e tributação: “Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”.
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibram, Cinthia de Paiva Rodrigues, explica que serão debatidas formas de financiamento de projetos de transição energética, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor. “Vamos falar de transparência dos royalties, da discussão de minerais nucleares, vamos falar de fertilizantes e da pequena mineração. Temos muitos temas interessantes”, diz.
Durante entrevista concedida ao Podcast da Mineração, Cinthia reforçou que publicações lançadas pelo Ibram em 2024, como o estudo completo do inventário de gases do efeito estufa para o setor da mineração, serão “debatidos com mais profundidade com especialistas e profissionais do setor mineral”.
Negócios na Exposibram
Como sempre ocorre nas edições do evento,a rodada de negócios atrai grande atenção entre os participantes. No ano passado, 22 empresas mineradoras participaram da Rodada de Negócios da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023) e geraram expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Saiba mais.
O Ibram espera que em 2024 conectar mais fornecedores e mineradoras para estabelecer parcerias. “Rodada de negócio é um ímã. A gente cadastra fornecedores, mineradoras e depois faz a aproximação. Ela [a Rodada de Negócios] também ocorrerá online, embora o foco seja presencial. Essa inscrição fica aberta no site da Exposibram”, lembra Cinthia.
SERVIÇO
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2024)
Data: 9 a 12 de setembro
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG\
Informações e inscrição – https://exposibram2024.ibram.org.br/