O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoverá a partir desta terça-feira (7), até a quarta-feira (8), o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos. Realizado em Brasília-DF, o evento vai abordar a importância desses minerais na transição energética e a forma como eles passaram a ser protagonistas em debates globais.
O tema é considerado pelo Ibram “vital para o futuro da humanidade”. O diretor-presidente da instituição, Raul Jungmann, afirma que não existe possibilidade de uma transição para uma economia de baixo carbono sem os chamados “minerais críticos”, como lítio, nióbio, terras-raras, cobre, entre outros.
“Esses minérios são insumos para desenvolver tecnologias e equipamentos voltados à transição energética. O Brasil tem uma janela de oportunidades nesta área. Segundo a Agência Internacional de Energia, até 2030 teremos U$S 1,2 trilhão de investimentos nesta área. Isso é um passaporte não só para a transição energética, mas também para o próprio país em termos de empregos e tecnologias. Temos chances e oportunidades que não podemos perder. Vamos colocar essa temática no centro de debates com players importantes dos poderes público e privado”, explica Jungmann.
Programação do Seminário do Ibram
Na programação do evento estão previstas discussões sobre a nova política industrial para o Brasil; considerações socioambientais relacionadas à exploração de MCE; as dimensões geopolíticas e as políticas internacionais que moldam o cenário dos minerais críticos e estratégicos; rotas de descarbonização para a indústria mineral e o potencial desses minerais nas Américas.
O Seminário Internacional de Mineral Críticos e Estratégicos terá a cobertura do CidadeseMinerais.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária. Clique e veja a programação completa do evento.
Serviço
Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos
Data: 7 e 8 de maio
Horário: de 9h às 19h
Local: Brasília (DF)
Informações no site do Ibram