O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou nesta semana do 8º Encontro de Integração dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Conexão pelas nossas águas” e o viés da educação ambiental, o fórum, realizado entre os últimos dias 23 e 25, em Ouro Preto, teve como objetivo promover o diálogo sobre a gestão de recursos hídricos.
O evento reuniu membros do CBH-Rio Doce, dos seis CBHs afluentes mineiros e dos quatro afluentes da porção capixaba, com participação gratuita e voltada para toda a sociedade. O encontro é o maior realizado pelos comitês para compartilhar conhecimentos e multiplicar boas práticas na bacia hidrográfica do Rio Doce, devastada pelo rompimento da barragem de Fundão da Sarmaco – subisidiária de Vale e BHP – em 2015.
O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, falou do trabalho realizado pelo órgão ambiental na gestão das águas no estado: “A gestão compartilhada dos recursos hídricos é uma premissa do trabalho em Minas Gerais. Esse encontro traduz a maturidade alcançada pelos comitês de bacia em sua organização e atuação”.
A programação destaca alternativas para o fortalecimento da integração dos comitês “parlamentos das águas”, reunindo a sociedade civil, o poder público e os usuários em torno do diálogo voltado a um interesse comum: o uso da água na região.
Durante o evento foram abordados o processo de revisão do Plano de Recursos Hídricos, o desenvolvimento dos programas de educação ambiental e comunicação para a bacia, o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Também foram abordados outros temas relevantes relacionados à gestão hídrica.
O presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, destacou a relevância do encontro para o engajamento dos conselheiros e o fortalecimento dos comitês como agentes de transformação do meio ambiente: “Precisamos fomentar a importância de garantir o acesso sustentável à água de boa qualidade e em quantidade adequada para a manutenção da vida e o desenvolvimento socioeconômico”.
O fórum também destacou também o pioneirismo do CBH-Doce, único comitê interestadual do Brasil a aprovar todos os instrumentos de gestão de recursos hídricos estabelecidos na Lei das Águas (Lei Federal nº 9.433/97).
Painel do Igam
O Igam foi destaque em painel no primeiro dia do evento apresentando dados gerais sobre recursos hídricos, com a participação de representantes da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos Agerh e Agedoce.
Outro destaque da programação foi o lançamento da campanha “Agente do Doce”, que tem como proposta contemplar ações de mobilização dos diversos rostos que se propõem a cuidar do Rio Doce e que dependem das águas do manancial. As informações são da Agência Minas.