A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Gabinete Militar do Governo e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais oficializaram nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica entre as entidades para a utilização do aplicativo Prox. A ferramenta desenvolvida pela Cemig, em parceria com o Ibram, visa a segurança das pessoas e do meio ambiente, conforme a agenda ESG da mineração do Brasil.
O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, classifica a medida como parte de um conjunto de ações que visa tornar a mineração mais sustentável, segura e responsável. Ele destacou a parceria entre as instituições como um avanço para ampliar o número de informações na ferramenta e massificar a utilização do Prox nas comunidades.
“Este aplicativo é uma ferramenta fundamental para a cidadania, os governos, defesas civis, bombeiros e para todos os que precisam de informações qualificadas para a gestão de riscos e para promover a segurança da população”, disse Jungmann.
O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, entende a assinatura do convênio com o Gabinete Militar do Governo do Estado de Minas Gerais e com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil como uma solidificação da importância do APP para a população mineira: “O Prox agora é uma ferramenta de gestão de riscos que amplia significativamente a segurança da população, por meio de tecnologia e da cooperação entre empresas e o poder público”.
“Para fazer prevenção, antes de tudo é necessário conhecer os nossos riscos. Essa ferramenta representa justamente essa capacidade de identificar os riscos. Ela nos possibilita fazer o mapeamento geológico e hidrológico e amplia a capacidade de aperfeiçoar cada vez mais as ações da Defesa Civil”, complementa o Chefe do Gabinete Militar do Governo de Minas Gerais e Coordenador da Polícia Civil do estado, Coronel Frederico Otoni Garcia.
O convênio com a Defesa Civil
Conforme informado pelo Ibram, além de disponibilizar dados das usinas e das barragens de mineradoras, os usuários cadastrados no Prox também recebem alertas de segurança. Os dados têm como base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
O convênio prevê, para os próximos meses, treinamento de setores da Defesa Civil Estadual, por parte da Cemig, para envio de alertas. A ação também terá cadastro de áreas de risco, populações vulneráveis e divulgação de temas de Defesa Civil.
Informações sobre como baixar o Prox no site da Cemig.