Quatro produtores de Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro, município da microrregião do Médio Espinhaço, obtiveram, recentemente, o Selo de certificação “Queijo Artesanal”, do Ministério da Agricultura. O selo possibilita a eles o direito de comercializar legalmente seus queijos em todo território nacional.
De acordo com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, para obter o selo, os produtores receberam o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Os quatro produtores de Conceição do Mato Dentro se juntam a outros onze produtores de todo o Brasil que possuem a certificação de “Queijo Artesanal”. São eles: Alderina Goulart dos Santos (Queijo Alda Real – Tapera), Luciano Miguel de Barros (Queijo Canta Galo – Córregos), Marco Antônio Guarino Tanure (Queijo Serra da Ferrugem – Tapera) e Adelcio Barbosa da Silva Junior (Queijo D´vida – Tapera).
Normas para a certificação do queijo
Conforme a classificação oficial do Ministério da Agricultura, os selos de identificação Artesanal – selo Arte e selo Queijo Artesanal – são “certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação”.
Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, no caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo. Os Estabelecimentos Rurais Produtores de Leite para Elaboração de Queijos Artesanais e as Queijarias Produtoras de Queijos Artesanais precisam comprovar que seguem alguns requisitos para que sejam reconhecidos e possam solicitar o selo Queijo Artesanal.
Já para produtores de queijos artesanais a partir de leite cru, além de seguir as exigências acima, precisam possuir certificado de livre ou controle de brucelose e tuberculose, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).