Produtores de queijo de Conceição do Mato Dentro recebem selo de qualidade do Ministério da Agricultura

Publicado em

 

Quatro produtores de Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro, município da microrregião do Médio Espinhaço, obtiveram, recentemente, o Selo de certificação “Queijo Artesanal”, do Ministério da Agricultura. O selo possibilita a eles o direito de comercializar legalmente seus queijos em todo território nacional.

De acordo com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, para obter o selo, os produtores receberam o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Os quatro produtores de Conceição do Mato Dentro se juntam a outros onze produtores de todo o Brasil que possuem a certificação de “Queijo Artesanal”. São eles: Alderina Goulart dos Santos (Queijo Alda Real – Tapera), Luciano Miguel de Barros (Queijo Canta Galo – Córregos), Marco Antônio Guarino Tanure (Queijo Serra da Ferrugem – Tapera) e Adelcio Barbosa da Silva Junior (Queijo D´vida – Tapera).

1 1
Método artesanal foi certificado por intermédio de entidades de apoio ao trabalho rural

Normas para a certificação do queijo

Conforme a classificação oficial do Ministério da Agricultura, os selos de identificação Artesanal – selo Arte e selo Queijo Artesanal – são “certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação”.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, no caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo. Os Estabelecimentos Rurais Produtores de Leite para Elaboração de Queijos Artesanais e as Queijarias Produtoras de Queijos Artesanais precisam comprovar que seguem alguns requisitos para que sejam reconhecidos e possam solicitar o selo Queijo Artesanal.

Já para produtores de queijos artesanais a partir de leite cru, além de seguir as exigências acima, precisam possuir certificado de livre ou controle de brucelose e tuberculose, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios