Nesta segunda-feira (23), a Justiça Federal de Minas Gerais aceitou a denúncia realizada pelo Ministério Púbico Federal (MPF) em relação aos responsáveis pela tragédia de Brumadinho.
Após a ratificação da justiça, as empresas Vale, Tüv Süd e dezesseis executivos, incluindo o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, passaram à condição de réus. A acusação já havia acontecido enquanto o caso estava em tramitação na esfera da Justiça Estadual. No entanto, a ação foi anulada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Os crimes denunciados foram: crimes ambientais (contra fauna, flora e poluição) e homicídio qualificado 270 vezes (número de mortes do desastre). De acordo com o MPF, a ação ainda pode passar por por alterações, seja complementar, substituir e acrescentar novos crimes, se necessário. A procuradora Mirian Moreira Lima afirmou que a ratificação da denúncia é urgente devido ao teor da decisão tomada pela ministra Rosa Weber, a qual destacou a possibilidade de prescrição de alguns crimes.
A Tüv Süd ainda não se pronunciou acerca da decisão. A Vale, por sua vez, divulgou uma nota sobre o assunto. Confira na íntegra:
“A Vale reafirma o seu profundo respeito pelas famílias impactadas direta e indiretamente pelo rompimento da barragem 1, em Brumadinho, e segue comprometida com a reparação e compensação dos danos. A companhia reforça que sempre pautou suas atividades por premissas de segurança”
-Vale
Confira, abaixo, a lista dos réus.
- Alexandre De Paula Campanha;
- Andre Jum Yassuda;
- Arsenio Negro Junior;
- Cecilio Junior;
- Cesar Augusto Paulino Grandchamp;
- Chris-Peter Meier (Gerente da Tuv Sud No Brasil e gestor da Tuv Sud na Alemanha);
- Cristina Heloiza Da Silva Malheiros;
- Fabio Schvartsman
- Felipe Figueiredo Rocha;
- Joaquim Pedro De Toledo;
- Lucio Flavo Gallon Cavalli;
- Makoto Namba;
- Marilene Christina Oliveira Lopes De Assis Araujo;
- Marlisio Oliveira
- Renzo Albieri Guimaraes Carvalho;
- Silmar Magalhaes Silva
- Tuv Sud Brasil Consultoria Ltda;
- Vale SA….
- Washington Pirete Da Silva;
Saiba mais sobre Brumadinho em:
https://cidadeseminerais.com.br/brumadinho/