Na última sexta-feira (23), uma reunião realizada no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ficou acertado a implantação de rotas alternativas para o transporte de minérios no trecho da BR-040 entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete com investimento de R$ 300 milhões.
Segundo o prefeito Orlando Caldeira (União), de Itabirito, que foi um dos primeiros a discutir sobre o tema, os recursos dentro da BR-040 devem ser alocados pelas mineradoras, pois a intervenção visa reduzir o fluxo de veículos na rodovia.
A reunião contou com a presença do Procurador Geral Jarbas Soares Junior, que destacou no encontro que todos os órgãos buscam soluções para o problema do trânsito de caminhões de minério nesta região.
Transporte de minério na BR-040 deve ser resolvido até o primeiro semestre de 2024
A expectativa da Procuradoria-Geral da República é que o processo seja concluído no primeiro semestre deste ano, lembrando que a segurança das BR-040 e 356 é um “assunto gravíssimo”.
Um integrante do movimento SOS 040 lembrou que há anos as pessoas pediam o fim do trânsito de caminhões nas rodovias e consideraram o encontro um passo importante, mas defenderam que as propostas deveriam ser colocadas no papel.