O balanço da Usiminas (USIM5) divulgado na sexta-feira (9) surpreendeu o mercado, com dados importantes acima das expectativas.
Porém, a reação do mercado foi morna, com o preço das ações oscilando entre leves ganhos e perdas: às 11h11 (horário de Brasília), o ativo subia 0,32% e era negociado a 9,43 reais.
Como ponto positivo, os analistas apontaram os resultados da unidade de mineração da empresa, bem como a melhoria das margens na sua unidade siderúrgica, ainda em dificuldades.
Receita líquida da Usiminas foi acima do consenso
A receita líquida da Usiminas foi de 6,8 bilhões de reais, acima da previsão do consenso LSEG de 6,3 bilhões de reais. O Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] foi de 625 milhões de reais, ante 16,9 milhões de reais previstos.
O lucro líquido foi de 838,8 milhões de reais, em comparação com as expectativas consensuais de um prejuízo de 121,7 milhões de reais.
Segundo a empresa, os gastos excessivos se deveram a uma combinação de preços acima do esperado, com a Usiminas vendendo minério 1,84% acima do esperado e uma produção acima do esperado. As vendas no trimestre atingiram 2,38 milhões de toneladas, 13,5% acima do programado.
Porém, o desempenho positivo do segmento siderúrgico foi surpreendente. As siderúrgicas brasileiras vêm sofrendo há algum tempo devido ao aumento das importações de aço chinês mais barato.