Nesta sexta-feira (05), o governo federal assinou, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com mineradoras que visa desenvolver planos de segurança para Cidades e Minerais com a finalidade de evitar a exploração ilegal do ouro.
O objetivo é evitar que gangues organizadas e fortemente armadas, conhecidas como “novo cangaço”, roubem mercadorias enquanto preparam a população para ataques.
Ibram e governo de unem contra exploração ilegal do ouro
A parceria contra a exploração ilegal do ouro é assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Representantes de ambos os partidos afirmaram que entre as mais de 50 cidades com maior concentração de mineração de ouro, serão inicialmente selecionadas cerca de 10 cidades.
Segundo o Ibram, entre 2010 e 2019, foram registrados 11 roubos de cargas de ouro no Brasil. Diante de tal cenário, o órgão afirmou que buscou o ministério porque o setor entendeu que eram necessárias medidas do poder federal para combater a ação das quadrilhas na exploração ilegal do ouro.
O acordo firmado com as mineradoras faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas