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Prefeitura de Ipatinga recolhe sucatas de veículos das ruas depois de fazer quase 40 notificações

Foto: Divulgação - Trabalho feito em parceria com a Polícia Civil resultou na apreensão de 21 carcaças desde o início do ano; Prefeitura registrou somente nove carros removidos pelos responsáveis após fazer as notificações

 

A Prefeitura de Ipatinga realiza, desde o início da semana, a remoção de sucatas de veículos das ruas da cidade. A verificação de infrações e expedição de notificações para carros deteriorados, sem condições de circulação e há dias encontrados em situação de abandono em vias públicas, foi feita de forma “intensa e massiva”, segundo o órgão.

A ação, de acordo com a Prefeitura, visa oferecer mais segurança à população e promover a preservação do meio urbano. O trabalho decorre da falta de providências por parte dos proprietários e é efeito de forma periódica, em casos em que há dificuldade para localizar os responsáveis. Após um período de tolerância, o recolhimento é feito em parceria com a Polícia Civil.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), apenas nove sucatas foram retiradas das ruas pelos próprios responsáveis em 2024, depois da expedição das notificações.

Prefeitura havia decretado Situação de Emergência pela dengue

Vale lembra que Ipatinga decertou recentemente Situação de Emergência por conta do aumento do número de casos de dengue e sucatas muitas vezes se tornam ambiente favorável para a proliferação do mosquito que causa as arboviroses.

De acordo com o Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), foram quase 40 notificações expedidas e 21 apreensões feitas em 2024. Após serem encaminhados aos pátios de depósito, os veículos removidos somente podem ser entregues aos proprietários/responsáveis se estiverem com a documentação e em condições de tráfego, conforme estabelecido pelo Código Brasileiro de Trânsito.

O trabalho é executado por agentes da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã e o Desurb e está previsto nas Leis Municipais nº 2.796/2010 e 3.921/2019, conforme informado pelo município.

Em nota, o diretor dos Fiscais da Sesuma, Marciano Barbosa, esclarece que quando o veículo abandonado possui placa é seguido um procedimento específico para a remoção, que difere da retirada de uma carcaça comum. “Dado o porte do veículo, um caminhão guincho normalmente é mobilizado para a remoção adequada. E, pela placa, os responsáveis são contatados”, destaca o diretor.

O cidadão que quiser fazer denúncias para recolhimento de entulhos e sucatas deve entrar em contato pelos telefones: (31)3829-8135 ou (31) 99989-8514.

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