Uma onça-parda foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (7) após se esconder em uma residência de Santana do Paraíso, no Vale do Aço. O animal entrou e ficou encurralado em um cômodo dos fundos de um imóvel localizado na Rua Taubaté, no bairro Caravelas, às margens da BR-381.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta de 9h30 e levou seis horas para realizar o resgate. Duas viaturas com sete militares foram empenhadas na operação para capturar o animal, afugentado para o local possivelmente em decorrência dos vários incêndios florestais registrados na região.
Onça-parda encaminhada a veterinários
Durante o resgate, os Bombeiros usaram uma grade para isolar o animal e garantir a segurança dele e dos moradores. Equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de veterinários especializados do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) ajudaram na sedação e captura do animal.
Form usarados dardos tranquilizantes para realizar a operação. A onça-parda foi levada para o Cebus para passar por exames e tratamento, antes de ser reintegrada à natureza.
Características e hábitos
A onça-parda, também conhecida como Suçuarana, Cougar, Leão da Montanha ou Puma, é um dos felinos de maior ocorrência nas Américas, encontado desde o Canadá ao Chile. O animal é carnívoro, predominantemente solitário e tem hábitos alimentares variados, comendo desde pequenas presas a outros animais de porte médio, sendo considerado um predador “oportunista’.
Com hábitos noturnos, felizmente, a onça-parda ainda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.