Ipatinga intensifica medidas de combate à dengue diante de cenário preocupante em 2024

Publicado em

 

A Prefeitura de Ipatinga vem intensificando ações de combate à dengue no município, diante do sucessivo aumento do número de casos registrados nos primeiros meses deste ano. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), uma ação intensiva de limpeza pública foi realizada no distrito de Barra Alegre nos últimos dias, resultando na coleta de 900 toneladas de lixo e outros detritos.

“Os trabalhos estão acontecendo de forma ininterrupta, em todas as regiões, reforçando a coleta diária que já é realizada regularmente, com objetivo de manter a cidade cada vez mais limpa. Somente nestzza semana, recolhemos mais de 900 toneladas de entulhos no distrito de Barra Alegre. Os serviços incluíram a limpeza da escadaria da praça central”, explicou o diretor do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), Marciano Barbosa.

“De uma forma muito dedicada, estamos conseguindo dar respostas positivas às demandas da comunidade após um período de muitas chuvas que tivemos na cidade e que significou um esforço ainda maior de todos os nossos trabalhadores”, complementa o gestor.

“O lixo mal descartado ou lançado em áreas irregulares vem causando muitos prejuízos à população, além de ocupar equipes de servidores com frequente retrabalho. Precisamos do apoio de todos os munícipes. Cuidar do quintal de nossas casas, dos lotes vazios ou com construções inacabadas, é um ato de amor com o próximo, uma contribuição importante para a saúde pública, num momento em que estamos enfrentando a proliferação de focos de dengue”, alerta Barbosa.

Viagem a Brasília

O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, se reuniu na semana passada, em Brasília, com o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti. Na visita foi protocolado um ofício solicitando o envio urgente de vacinas contra a dengue para o município, que não constou na lista inicial de beneficiados divulgada em janeiro.

A prefeitura de Ipatinga tenta garantir a vacinação da população, considerando a alta transmissão nos últimos dez anos e o contingente de mais de 100 mil residentes, critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para fornecimento do imunizante.

Na capital federal, o secretário apresentou dados que comprovam a necessidade, incluindo o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que evidenciou um aumento para 7,4% em janeiro de 2024.

“Ipatinga atende a todos os critérios estabelecidos, e, diante do cenário epidemiológico das arboviroses em nossa região, é crucial que o município seja contemplado com as vacinas”, defendeu o secretário.

A situação na cidade é tão grave que um flagrante da presença do Aedes aegipty foi feito dentro de uma unidade de saúde da cidade. Clique e relembre.

Novos equipamentos

Também na última semana, no último dia 27 de fevereiro, a Central de Vacinas anunciou a chegada de novos equipamentos de última geração para fortalecer o sistema de imunização, proporcionando maior qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população.

Conforme divulgado pela Prefeitura, a Central de Vacinas recebeu uma revitalização completa, incluindo a instalação de computadores e novos móveis de escritório, proporcionando um ambiente mais adequado para os profissionais que atuam no local.

vacina 5
Investimentos foram feitos no Centro de Vacina para melhorar resposta no combate à dengue

Para aprimorar o controle e a segurança dos imunobiológicos, foram recebidas ainda nove câmaras refrigeradas destinadas ao armazenamento e conservação desses importantes insumos. Adicionalmente, 20 câmaras refrigeradas portáteis foram adquiridas para serem utilizadas em ações de vacinação extramuros.

“A chegada das câmaras refrigeradas representa um avanço significativo em nossa capacidade de fornecer vacinas com qualidade e segurança. Essa renovação não apenas beneficia os usuários, garantindo a eficácia dos imunobiológicos, mas também oferece maior tranquilidade aos profissionais de saúde durante as ações de vacinação”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.

Denúncias

As denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal por meio do telefone 156 ou pelo número 3829-8514. Ainda, por meio do aplicativo Fala Ipatinga, que pode ser baixado no celular.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...