A mineradora Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio, com oportunidades para todas as unidades no Brasil. Ao todo, são mais de 35 vagas em diferentes áreas da empresa. A companhia tem a meta de atrair mais mulheres, negros, PcDs, LGBTQIAPN+ e pessoas com idade acima dos 40 anos, diversificando ainda mais os perfis profissionais no quadro de colaboradores.
Conforme divulgado pela Nexa, as oportunidades estão distribuídas entre Aripuanã (MT), Paracatu, Três Marias e Vazante (MG), além de vagas corporativas em São Paulo e Belo Horizonte. As vagas disponíveis são nas áreas de Administração, Assistência Social, Ciências Contábeis, Contabilidade, Controle e Automação, Direito, Economia, Engenharia (ambiental, de minas, de produção, de segurança, elétrica, industrial mecânica, metalúrgica e química), Matemática, Psicologia, Química e TI, dentre outras.
Para participar, é necessário ser estudante de graduação a partir do 7º período com previsão de formação até dezembro/2025 e ter disponibilidade para estágio presencial. A seleção engloba etapas de triagem, dinâmica com gestores e entrevistas individuais. As inscrições vão até o dia 29 de janeiro, por meio da plataforma Gupy: https://estagiosnexa.gupy.io/
De acordo com a coordenadora de aquisição de Talentos da Nexa, Roberta Agostinho, a iniciativa reforça a importância de promover programas inclusivos para que a empresa possa criar um ambiente cada vez mais plural e diverso. “É imprescindível que todos possam ingressar no mercado de trabalho, ter uma primeira oportunidade e conquistar sua própria independência. A Nexa tem atuado fortemente para construir um legado positivo e ser cada vez mais referência de uma empresa plural e acolhedora para todos os profissionais”, afirma.
Experiência na Nexa
Para a moradora de Aripuanã, Anny Karoliny Guilherme da Silva, estagiar na Nexa era um projeto de vida depois que a empresa se instalou no município. O sonho foi concretizado depois de ela se candidatar para uma das vagas de estágio no ano passado e ser aprovada no processo seletivo. Há quatro meses, a jovem de 21 anos trabalha na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da empresa.
“Eu sou da unidade de Aripuanã, longe de tudo. Quando a Nexa chegou, trouxe muitas novidades para a cidade e despertou em nós, moradores, a vontade de buscar qualificação para ingressar na companhia. Eu achava que não era capaz, mas resolvi encarar meus medos. Resolvi me inscrever, fiz todos os testes e passei. Estou amando cada experiência que estou vivendo. Vou dar o meu máximo para conquistar minha vaga e continuar fazendo parte desta empresa que me acolheu”, descreveu Anny.
Os estágios oferecidos pela Nexa disponibilizam, além da bolsa auxílio, alimentação na empresa, transporte fretado, plano de saúde e seguro de vida. No caso da vaga ser em Aripuanã, a Nexa ainda oferece alojamento para o estagiário.