A mineradora Vale firmou um compromisso de longo prazo com o Instituto Inhotim, em Brumadinho, para garantir sua sustentabilidade e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região. A inciativa visa o fortalecimento do setor turístico-cultural, com a democratização do acesso ao museu, e prevê aportes de até R$ 400 milhões nos próximos dez anos.
De acordo com a mineradora, os recursos financeiros serão transferidos via verba direta e por meio de aporte via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com a parceria, a entrada franca será ampliada em Inhotim, o que favorecerá os projetos educativos, o turismo e a economia local.
“A Vale está comprometida com a reparação integral de Brumadinho. Esta parceria inovadora firmada com o Instituto Inhotim visa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Por meio dela, esperamos não apenas contribuir para garantir a sustentabilidade deste que é o maior museu a céu aberto do mundo, como também fomentar o setor turístico-cultural de Brumadinho, ampliar oportunidades de geração de renda e de acesso da população à arte, à cultura e à educação”. afirma Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.
Com a parceria, a partir de julho, a gratuidade que ocorria uma vez por mês será estendida e a entrada no Inhotim será gratuita para todos os visitantes às quartas-feiras. Além disso, moradores de Brumadinho cadastrados no programa “Nosso Inhotim”, crianças de 0 a 5 anos e guias de turismo credenciados pela Embratur e Cadastur continuam a ter entrada gratuita todos os dias. A mineradora é apoiadora da programação artística e socioeducativa do Instituto Inhotim desde 2008.
“Essa parceria inédita fortalece Inhotim como uma instituição viva, dinâmica e relevante na contemporaneidade. Com os recursos, poderemos manter um colecionismo ativo e ampliar nossa programação artística e cultural, além de expandir nossos projetos socioeducativos que já prestaram, ao longo do tempo, mais de 600 mil atendimentos a crianças e jovens de Brumadinho, exercendo um papel transformacional para a comunidade”, declara o diretor-presidente do Inhotim, Lucas Pessôa.
Empregos
Ainda de acordo com a Vale, a parceria também prevê ganhos para o desenvolvimento econômico local, com a geração de aproximadamente 700 empregos diretos, além do incremento ao turismo na região.
Dados do Boletim de Inteligência Turística, uma das ferramentas do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, publicado em dezembro de 2022, apontam que o setor de turismo emprega 1.065 pessoas diretamente e 437 indiretamente na cidade, em áreas como hospedagem, alimentação e produção associado ao turismo, como artesanato. Saiba mais sobre a iniciativa no site da Vale.