Home Turismo Serra do Curral ganha 60 mil m² e novas trilhas após acordo com a Vale

Serra do Curral ganha 60 mil m² e novas trilhas após acordo com a Vale

0
Serra do Curral ganha 60 mil m² e novas trilhas após acordo com a Vale
Imagem: Divulgação - O acordo entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Vale, que também inclui a criação de uma nova opção de acesso ao Parque da Serra do Curral, por meio de Nova Lima, visa conectar ainda mais as duas cidades à beleza natural da região.

A Serra do Curral, um dos principais pontos turísticos e naturais da Grande Belo Horizonte, está prestes a ganhar uma nova área verde com a cessão de aproximadamente 60 mil metros quadrados.

O acordo, assinado em 11 de fevereiro de 2025 entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) e a mineradora Vale, visa revitalizar e reabrir trilhas que proporcionarão novas opções de lazer e contato com a natureza para os moradores da capital mineira e região.

Expansão das áreas verdes e abertura de novas trilhas na Serra do Curral

Com a cessão dos 60 mil metros quadrados, o total de área verde na Serra do Curral, disponível para os visitantes, chega a quase 108 mil metros quadrados. A nova área é parte de um terreno da Mina de Águas Claras, desativada em 2002, e vem somar-se a uma parte de 18 mil metros quadrados que foi cedida pela Vale em 2011. A área será destinada à reabertura e revitalização de trilhas, oferecendo uma nova experiência para quem deseja explorar a Serra do Curral.

Uma das principais melhorias será a reabertura de uma trilha que, até o momento, estava fechada ao público e era utilizada apenas por funcionários como trilha de serviço. Esse percurso passará por restauração e será liberado para a visitação pública, proporcionando acesso a uma das vistas mais altas e deslumbrantes da Serra, localizada próxima ao mirante da região.

O acordo entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Vale, que também inclui a criação de uma nova opção de acesso ao Parque da Serra do Curral, por meio de Nova Lima, visa conectar ainda mais as duas cidades à beleza natural da região. O projeto, iniciado com a revitalização das trilhas, já mostra os primeiros avanços e será um atrativo a mais para quem deseja conhecer melhor a Serra do Curral.

Obras devem ficar prontas até final de março deste ano

De acordo com informações apuradas pela Itatiaia, a previsão da prefeitura é que as obras de revitalização da nova área verde sejam concluídas até março de 2025. Entre as novidades, destaca-se a reabertura da Trilha da Crista, um percurso com mais de 5 km de extensão no topo da Serra, que já está em fase final de revitalização.

Com esse esforço conjunto, a região ganhará mais opções de lazer e contato com a natureza, agregando valor ao turismo ecológico e à qualidade de vida da população.

A renovação da Serra do Curral com a ampliação das trilhas e a integração das áreas verdes representa um grande avanço para a preservação ambiental e o desenvolvimento de atividades ao ar livre, aproximando ainda mais a cidade de Belo Horizonte e Nova Lima de suas riquezas naturais.