Início Turismo Mariana oferece passeio na Mina da Passagem pela história da mineração no...

Mariana oferece passeio na Mina da Passagem pela história da mineração no Brasil

Conheça esse passeio turístico que conta a história da mineração em MG e pelo Brasil

Imagem: Divulgação - Mariana oferece passeio na Mina da Passagem pela história da mineração no Brasil

Você sabia que é possível ir conhecer de perto uma mina de ouro? A maior mina aurífera aberta à visitação pública do mundo, a Mina da Passagem, fica aqui mesmo, no Brasil, no município de Mariana (MG), a cerca de 110 km de distância de carro da capital, Belo Horizonte.

Durante a época colonial, era da Mina da Passagem que saía a maior parte do ouro que Minas Gerais enviava para Portugal. E, desde a sua fundação, já foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro!

O achado do ouro em Passagem remonta ao século XVIII. Descobertas em 1719 as jazidas primárias, a extração do minério foi a principal atividade econômica da Mina de Passagem até 1976, quando a Cia. Minas da Passagem foi adquirida pelo atual grupo controlador, que diversificou os negócios da empresa.

Veja como funciona o passeio na Mina da Passagem

Dentre as novas oportunidades de negócios criadas, se inicia em 1979 a de visitação turística à Mina do Fundão (parte do complexo mineiro conhecido como Minas da Passagem), em funcionamento até hoje.

A descida para as galerias subterrâneas da Mina da Passagem é feita através de um trolley por um percurso de 315 metros de extensão e que chega a 120 metros de profundidade!

No caminho, o visitante vê galerias, salões, colunas e até mesmo um lago de águas cristalinas, formado por aquíferos que inundaram quilômetros de túneis quando deixaram de ser bombeados. Sendo possível até o mergulho no lago, através de uma empresa especializada.

Sair da versão mobile