No começo de dezembro, a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, instalou novos semáforos em Mariana. O objetivo era melhorar o fluxo do trânsito, mas, segundo moradores da cidade, teve o efeito contrário.
Tanto moradores, como motoristas que usam a via, o trânsito antes dos novos semáforos em Mariana funcionava muito melhor, e não existia tanto congestionamento como é visto hoje.
Pelas cidades é possível ver um aumento nas filas de carro do centro, chegando até o Rosário na Marquês de Pombal, em todas as horas do dia.
Prefeitura diz que os novos semáforos em Mariana é para organizar o trânsito
A Prefeitura de Mariana explicou o objetivo da instalação de semáforos é organizar os veículos e desviar o trânsito. O poder público da cidade também informou ter lançado uma campanha de educação e informação sobre as mudanças no trânsito, incluindo uma blitz.
As instalações dos semáforos ocorreram em sete pontos, sendo eles: Avenida do Contorno x Rua Praia do Canela, no bairro Barro Preto; Rua 16 de Julho x Avenida Getúlio Vargas, no bairro Centro; Rua do Catete x Rua Antônio Olinto, no bairro Centro; rua Josafá Macedo x Avenida Salvador Furtado x Rua 16 de Julho, no bairro Centro; rua Wenceslau Braz x Rua Angelim, no bairro Centro; Rua Catete – Siga/Pare, na passagem de Pedestre próximo ao ICSA, no bairro Centro e Avenida do Contorno x Av. Roque Camêllo, no bairro Barro Preto.
A gestão atual reiterou que com o acionamento dos semáforos em Mariana, a programação da sinalização foi adaptada às necessidades dos usuários, tendo como tendência a fluidez e a segurança do trânsito.