O fim de semana terá Cavalgada em Ferros, município localizado entre Itabira e Conceição do Mato Dentro, na Microrregião do Médio Espinhaço, área de influência da mineração. A partir desta sexta-feira (20), o Parque de Exposições da cidade sedia a 30ª Edição da festa. Já na segunda-feira (23), o município – de cerca de 9 mil habitantes, antes distrito de Itabira – comemora seus 140 anos de emancipação política e administrativa.
A Cavalgada
A programação da 30ª Cavalgada tem como destaque shows de Lorenzo e Daniel e da dupla Débora e Daniela, na sexta-feira (21); das duplas Gilberto e Gilmar e Diego e Arnaldo no sábado (21); Guilherme Silva, Negão Chandon e Robson Rodrigues no domingo (22), quando ocorre durante o dia o tradicional concurso de marcha, durante o dia.
Na segunda-feira (23), dia do aniversário da cidade e feriado municipal, haverá shows de Pimpão e Fumaça, atração voltada ao público infantil, e do cantor David Quinlan, além de um culto ecumênico. Nas noites de shows, o portão do Parque de Exposições abrirá às 19h. No domingo, a primeira apresentação está agendada para as 16h, após o Concurso de Marcha. Toda a renda do estacionamento será revertida para Festa do Rosário 2024, tradicional celebração religiosa da cidade, realizada em outubro.
Homenagem
Também no dia do aniversário da cidade, a partir das 11h, no Centro Cultural Roberto Drummond, a educadora e ativista ambiental Tereza Cristina Almeida Silveira, a Tininha, receberá a Medalha Roberto Drummond, honraria concedida a pessoas que se destacam por suas ações em prol da comunidade.
Ex-vereadora em Ferros, Tininha é servidora pública, diretora do Cesec Professor Júlio Carvalho Soares, e também uma das fundadoras da Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf), entidade que trabalha desde o início dos anos 1990 na defesa da bacia do Rio Santo Antônio, um dos principais afluentes do Rio Doce. Ela também presidiu e foi membro dos Comitês de Bacia Hidrográfica das Bacias dos Rios Santo Antônio e Doce, respectivamente.
“Estou profundamente emocionada e honrada por ser agraciada com a Medalha Roberto Drummond. Este reconhecimento significa muito para mim e é testemunho da minha trajetória de vida, no aspecto profissional e como cidadã ferrense”, diz Tininha.
Já a personalidade que dá nome à honraria, o ferrense Roberto Drummond, foi jornalista, cronista e escritor. Entre as obras mais conhecidas do autor estão os romances Hilda Furacão e O Cheiro de Deus.