Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada nesta quinta-feira (19) contra um esquema de mineração ilegal envolvendo suspeitos localizados em Itabira e em outras seis cidades da região Central de Minas Gerais. A Operação SOS-040 cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e apreendeu 19 veículos de carga utilizados nos crimes.
Além de Itabira, os mandados foram cumpridos em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo e Nova Lima. Os endereços dos alvos, no entanto, não foram informados.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo Federal da 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte e determinaram também a suspensão de atividades de duas empresas sediadas em Itabirito, por operarem sem o licenciamento ambiental para tratamento de minério de ferro.
PF recebeu denúncia da Gasmig
De acordo com a PF, as investigações começaram após a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) denunciar a ocorrência de atividades criminosas às margens da BR-040, gerando risco de explosão de um gasoduto. No local, os policiais, então, descobriram criminosos trabalhando na exploração ilegal de minério de ferro.
Os criminosos contratavam motoristas e operadores de máquinas e faziam a venda do produto da mineração ilegal. A quadrilha utilizava “olheiros” e pessoas armadas para dar suporte aos crimes. A PF também identificou as empresas compradoras do minério retirado ilegalmente.
Os investigados poderão responder pelos crimes de extração mineral ilegal, usurpação de bem da União e associação criminosa, delitos cujas penas que somadas podem chegar a 9 anos de prisão.