50º Festival de Inverno reúne bom público e atrações de peso em seu primeiro fim de semana

Publicado em

 

Começou na quinta-feira (4), a 50ª edição do Festival de Inverno de Itabira. O tradicional evento cultural local é realizado pela Prefeitura municipal, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Esse ano, o festival se inspirou na poesia do conterrâneo famoso, “Confidências de itabirano”, para elaborar uma agenda repleta de shows, espetáculos, exposições, oficinas, entre outros.

Nesse primeiro fim de semana, a maior parte de programação aconteceu na Concha Acústica e na Praça do Areão. A abertura oficial do 50º Festival de Inverno foi na noite de quinta. Com entrada gratuita e arrecadação de alimento não-perecível, o público pôde curtir a apresentações do DJ Adoniram; um show em tributo a Nandy Xavier com os músicos e cantores que dividiram o palco com ele ao longo da vida; e a arrebatadora passagem de Ana Cañas por Itabira. O repertório que mesclou seus sucessos de carreira e canções de grandes nomes da música nacional, como Belchior e Rita Lee, conquistou os itabiranos.

No sábado (6), a Concha voltou a receber a programação do Festival de Inverno, dessa vez com as apresentações de DJ Tex, comandando a ambientação sonora; Cláudio Zimba; e Los Sebosos Postizos, projeto paralelo de integrantes da banda Nação Zumbi.

Festival na Praça do Areão

Na sexta (5), foi a vez de iniciar a programação na Praça do Areão. Além do DJ Vini Brown e da itabirana Ariella Torres, Maria Rita subiu no palco principal para cantar sucessos de sua carreira e algumas músicas de sua mãe, Elis Regina.

Durante o dia de sábado (6) e domingo (7), a praça recebeu uma série de eventos como a ação solidária Dia C – Dia de Cooperar, organizada pelo patrocinador do evento Sicoob Credivale; o espetáculo infantil “O livro mágico de histórias”; entre outros.

O fim de semana de estreia do Festival de Inverno terminou na noite de domingo (7) com a ambientação sonora do DJ Krost; show da banda Jack no Bico; e a atração mais esperada do dia, Paralamas do Sucesso. A banda carioca relembrou grandes sucessos e que fizeram o público cantar junto com o vocalista Herbert Viana.

Desorganização e insegurança

Apesar da programação recheada de atrações, o público itabirano teceu algumas críticas quanto à organização na distribuição de ingressos; vagas para estacionamento na região da Praça do Areão; insegurança por ter que deixar os veículos muito distantes do local dos shows e a gestão do trânsito no entorno da mesma praça.

Pessoas que participaram dos eventos na Concha Acústica e no teatro da FCCDA relatam que, apesar da ampla divulgação sobre a importância da retirada de ingressos para ambos, por meio da plataforma Sympla, a verificação do mesmo não sido realizada. Assim como o recolhimento de alimentos não-perecíveis nas portarias destes locais. Os relatos detalham ainda pessoas que entram entregando apenas o alimento, mas sem ingresso; com apenas o ingresso, porém sem a doação; ou sem ambos.

Vale lembrar que, de acordo com o que foi divulgado durante o evento de lançamento da agenda do Festival de Inverno, o recolhimento de alimentos não perecíveis faz parte de uma ação solidária promovida em parceria com um dos patrocinadores desse ano, o Sicoob Credivale. Porém, a obrigatoriedade de doação não está explicitada no site de retirada dos ingressos.

A organização do Festival reforçou que a “arrecadação é uma iniciativa solidária promovida pelo Sicoob Credivale, com o objetivo de sensibilizar o público. A FCCDA não restringe o acesso ao Festival. Todos têm a oportunidade de participar, e não há impedimento para entrada, desde que não esteja esgotada a lotação do espaço. Nossa orientação é que aqueles que não levaram os alimentos nos dias dos eventos deixem posteriormente na FCCDA ou no próprio Sicoob Credivale”.

Além disso, mesmo firmando uma parceria entre Defesa Civil, Transita, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a organização da logística de trânsito do Festival ainda é alvo de reclamações. No domingo, dia com um número maior de público na Praça do Areão, houve muito registro de engarrafamento, ausência da Transita na organização do fluxo de veículos e uma grande quantidade de carros estacionados em locais indevidos como em calçadas; garagens; trevos; e às margens da rodovia 105.

Muitas pessoas reclamaram do medo de estacionar muito longe da praça, já que muitos dos lugares com disponibilidade de vagas ficam e locais escuros e ermos. Apesar de dois grandes estacionamentos muito próximos ao local, na Funcesi e no supermercado Villefort, a produção do Festival de Inverno não formalizou qualquer parceria com as duas instituições.

Por meio de nota oficial, a organização do evento informou que Plano Operacional desenvolvido para o 50º Festival de Inverno de Itabira “estabelece diretrizes para o tráfego de veículos particulares, transporte público e para os pedestres nos locais das atrações, bem como delimita as áreas públicas de estacionamento, que são aquelas cujo o município possui o poder de organização. Neste planejamento, a Transita utiliza a sinalização temporária para otimizar os fluxos, minimizando retenções e risco de acidentes. Houve alteração de itinerários em linhas do transporte coletivo e implantou linhas especiais para atender à população”.

Agenda continua

O 50º Festival de Inverno de Itabira acontece até o dia 21 de julho. Na segunda semana de evento, destaque para o show de Marcus Viana (11); abertura da exposição “Cartas aos amigos”, em tributo ao homenageado do ano, Lúcio Sampaio (12); espetáculo da dança da Cia Mimulus (12); e as apresentações de Maneva (12); Samuel Rosa (13) e Jorge Aragão (14).

Veja a agenda completa do Festival de Inverno.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios