Os rejeitos acumulados na Barragem do Gelado desde 1985 serão transformados em minério de ferro.
Nesta sexta-feira (03) a Vale anunciou que deu início ao comissionamento do Projeto Gelado, na região dos Carajás (PA). De acordo com a empresa, o comissionamento está em fase de testes e deve ser concluído até o final do primeiro semestre deste ano. O processo irá reutilizar os rejeitos acumulados desde 1985 e transformá-los em “Pellet Feed” de alta qualidade. Este produto final é um minério de baixa granulometria (partículas finas) que poderá ser utilizado na produção de aços e construções civis.
O Projeto Gelado recebeu um investimento de US$485 milhões. A Vale afirma que a capacidade produtiva do projeto chegará a 10 milhões de toneladas por ano e o grande diferencial é o modelo de “beneficiamento a umidade natural”. Este método somado à dragagem feita por meio de dragas elétricas poderá reduzir, significativamente, a emissão de C02 na atividade. A decisão está relacionada com as novas políticas de sustentabilidade adotadas pelo setor mineral.
Reaproveitamento de rejeitos
A necessidade de minimizar os impactos ambientais causados pela mineração tem motivado discussões acerca de práticas sustentáveis. O reaproveitamento de rejeitos é uma proposta que pode diminuir a disposição desses resíduos em barragens e no meio ambiente. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.
Leia também: Caminhos para mineração sustentável – Cidades e Minerais