Rejeitos do Minas-Rio são convertidos em 57 mil bloquetes para Alvorada de Minas

Publicado em

 

A Anglo American doou ao município de Alvorada de Minas 57 mil bloquetes feitos a partir de rejeitos de mineração. Eles servirão para calçar um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. O lote entregue nessa quinta-feira (5) foi o primeiro do projeto desenvolvido pela companhia para utilização de rejeitos do empreendimento Minas-Rio.

De acordo com a mineradora, a inciativa foi implementada no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da empresa. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, em que os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica o gerente de Meio Ambiente da Anglo American, Tiago Alves.

“Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Claudiana Souza.

“Agradecemos à Anglo American pelo excelente trabalho realizado em favor do nosso município. Com esse projeto de aproveitamento dos rejeitos da mineração, a população terá mais conforto e tranquilidade em seus deslocamentos nas vias públicas”, comemora o prefeito de Alvorada de Minas, Valter Costa.

Sem Titulo 10 1
Alvorada de Minas é primeira cidade beneficiada por projeto que vem sendo desenvolvido desde 2022

Parcerias para aproveitamento dos rejeitos

A fabricação dos bloquetes é feita em parceria com uma empresa fornecedora da região do Serro. O projeto passou por períodos de estudos e testes ao longo do ano passado e também neste ano, até culminar no início da produção dos bloquetes no segundo semestre de 2023. A empresa Terraço também apoiou a inciativa, realizando voluntariamente o transporte dos materiais utilizados.

“A utilização de bloquetes produzidos com resíduos da mineração se mostra segura, resistente e durável, contribuindo com a qualidade ambiental das regiões, a melhoria da infraestrutura e a economia local”, explica a engenheira responsável pelo projeto, Ana Carolina Matias.

A mineradora estima a doação de 230 mil bloquetes até o fim deste ano para Alvorada de Minas. A Anglo American também informou que espera expandir a ação para outras regiões do Minas-Rio.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios