Lançado em novembro de 2022, o Livro Verde é um material desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre a iniciativa.
No mundo inteiro, o atual panorama socioambiental exige a adoção de práticas que priorizem a preservação ambiental. Pensando nisso, diversos setores da indústria têm se reinventado ao buscar alinhar a sustentabilidade ao desenvolvimento econômico. No setor mineral, não é diferente. Tendo ciência do impacto ambiental nocivo da atividade mineradora no meio ambiente, diversas empresas e instituições do setor estão desenvolvendo projetos a fim de alcançar uma “mineração sustentável”.
O Livro Verde, desenvolvido pelo Ibram, reúne informações sobre a mineração sustentável e funciona como um “guia” para as mineradoras e órgãos do setor. O material possui um recorte para o Brasil e aborda vários tópicos, entre eles, economia verde, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, recursos hídricos e reparação das áreas após rompimento de barragens.
De acordo com o Diretor-Presidente, Raul Jungmann, o projeto é a representação de uma prestação de contas do instituto e das mineradoras associadas sobre a atuação embasada em Governança Social e Ambiental. Raul Jungmann também reforçou o compromisso do Ibram no combate ao garimpo ilegal e outras atividades criminosas.
“Pela leitura deste livro, esperamos esperamos contribuir para uma percepção mais próxima da realidade da mineração do século XXI, muito distante da de tempos passados. O fato é que, cada vez mais, temas como regeneração ambiental, preservação, conservação de arranjos florestais produtivos.”
O Livro Verde está disponível para download de forma gratuita no site oficial do Instituto Brasileiro de Mineração.