Disposição de rejeitos será tema de encontro promovido pelo Ibram em BH

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) vai reunir o setor mineral brasileiro nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades e avanços tecnológicos na gestão de barragens de rejeitos da mineração. A entidade promoverá o 1º Fórum Nacional sobre Estruturas de Disposição de Rejeitos, em Belo Horizonte.

A programação prevê debates sobre regulamentação atual para disposição de rejeitos e estéreis; soluções tecnológicas para projetos e monitoramento de estruturas de disposição; avanços tecnológicos em produtos e serviços; segurança de processos; desafios de disposição de rejeitos, entre outros.

O presidente do Ibram, Raul Jungmann, prega que a mineração amplie esforços em prol dos compromissos setoriais estabelecidos na Agenda ESG no Brasil. O órgão quer que o segmento expanda sua atuação empresarial conjugada com segurança operacional, sustentabilidade e respeito às pessoas e meio ambiente.

“Ao falarmos em ESG, estamos tratando de ações muito concretas. Usar menos água, usar recursos renováveis para gerar energia, respeito à comunidade, preservação da floresta e demais compromissos com o meio ambiente. Isso será o rumo da nossa gestão”, diz Jungmann.

Programação:

Bloco 1 – Regulamentação Atual para Disposição de Rejeitos e Estéreis – Mesa Redonda (Setor público e privado discutirão as alterações nas regulamentações atuais, seus benefícios e impactos nas operações e projetos).
Bloco 2 – Avanços Tecnológicos em Produtos e Serviços (Consultores vão expor as melhores práticas, tendências e desafios em projetos e monitoramento na disposição de rejeitos)
Bloco 3 – PAEBM (Órgãos Reguladores e Fiscalizadores falam sobre a legislação, a elaboração e execução do Plano de Ação de Emergência)
Segurança de Processos (O Grupo de Trabalho “Segurança de Processos” do IBRAM fará uma apresentação sobre o tema e seus desafios)
Bloco 4 – Desafios na Disposição de Rejeitos (Mineradoras compartilharão cases atuais, avanços e desafios na disposição de rejeitos)

Para participar é necessário fazer inscrição mediante pagamento. Associados do IBRAM terão desconto (R$ 300 associado; R$ 500 não associado). Em breve, mais informações!

Serviço:
1º Fórum Nacional sobre Estruturas de Disposição de Rejeitos
Data: 5 e 6 de julho de 2023
Horário: 8h30 às 17h10
Local:  Hotel Boulevard Plaza Belo Horizonte – Av. Getúlio Vargas, 1640 – Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-021
Informações no link 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...