Disposição de rejeitos será tema de encontro promovido pelo Ibram em BH

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) vai reunir o setor mineral brasileiro nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades e avanços tecnológicos na gestão de barragens de rejeitos da mineração. A entidade promoverá o 1º Fórum Nacional sobre Estruturas de Disposição de Rejeitos, em Belo Horizonte.

A programação prevê debates sobre regulamentação atual para disposição de rejeitos e estéreis; soluções tecnológicas para projetos e monitoramento de estruturas de disposição; avanços tecnológicos em produtos e serviços; segurança de processos; desafios de disposição de rejeitos, entre outros.

O presidente do Ibram, Raul Jungmann, prega que a mineração amplie esforços em prol dos compromissos setoriais estabelecidos na Agenda ESG no Brasil. O órgão quer que o segmento expanda sua atuação empresarial conjugada com segurança operacional, sustentabilidade e respeito às pessoas e meio ambiente.

“Ao falarmos em ESG, estamos tratando de ações muito concretas. Usar menos água, usar recursos renováveis para gerar energia, respeito à comunidade, preservação da floresta e demais compromissos com o meio ambiente. Isso será o rumo da nossa gestão”, diz Jungmann.

Programação:

Bloco 1 – Regulamentação Atual para Disposição de Rejeitos e Estéreis – Mesa Redonda (Setor público e privado discutirão as alterações nas regulamentações atuais, seus benefícios e impactos nas operações e projetos).
Bloco 2 – Avanços Tecnológicos em Produtos e Serviços (Consultores vão expor as melhores práticas, tendências e desafios em projetos e monitoramento na disposição de rejeitos)
Bloco 3 – PAEBM (Órgãos Reguladores e Fiscalizadores falam sobre a legislação, a elaboração e execução do Plano de Ação de Emergência)
Segurança de Processos (O Grupo de Trabalho “Segurança de Processos” do IBRAM fará uma apresentação sobre o tema e seus desafios)
Bloco 4 – Desafios na Disposição de Rejeitos (Mineradoras compartilharão cases atuais, avanços e desafios na disposição de rejeitos)

Para participar é necessário fazer inscrição mediante pagamento. Associados do IBRAM terão desconto (R$ 300 associado; R$ 500 não associado). Em breve, mais informações!

Serviço:
1º Fórum Nacional sobre Estruturas de Disposição de Rejeitos
Data: 5 e 6 de julho de 2023
Horário: 8h30 às 17h10
Local:  Hotel Boulevard Plaza Belo Horizonte – Av. Getúlio Vargas, 1640 – Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-021
Informações no link 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios