Projeto inovador da Biosfera transforma água amoniacal em fertilizantes e se torna referência para a siderurgia

Publicado em

 

A Biosfera Soluções Sustentáveis, empresa especializada em transformar resíduos da indústria em materiais reaproveitáveis, trabalha em um importante projeto para impulsionar a economia circular: a empresa está convertendo a amônia contida no gás de coqueria das siderúrgicas integradas em fertilizantes para a agroindústria, gerando um coproduto de alto valor agregado.

A tecnologia é recente, desenvolvida por meio de um estudo realizado em parceria com a startup Escalab/UFMG. A pesquisa é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o resultado dela torna a inciativa pioneira na indústria da siderurgia diante do objetivo de adequação à agenda ESG.

Conforme explicado pelos idealizadores, a tecnologia contribui para a descarbonização da indústria por meio do consumo de CO2 durante o processo que transforma a amônia em bicarbonato de amônio: Dois rejeitos da siderurgia, a água amoniacal e o CO2, são transformados em um produto que pode ser utilizado como fertilizante na agricultura. Outro aspecto importante é o envolvimento das Universidades (UFMG e UFV), da Biosfera, que trabalha com inovação, de uma indústria importante para o país, que é o setor siderúrgico, além do poder público, por meio do CNPq”, explica o Prof. Rochel Lago, diretor da Escalab/ UFMG.

Sem Titulo 3 10
Projeto pioneiro transforma rejeito da siderurgia em produto com alto valor agregado

O gestor da Biosfera no projeto, Arnaldo Terra, complementa: Com base no produto obtido, o bicarbonato de amônio, existe um grande potencial de se obter outros fertilizantes, tais como sulfato de amônio (SAM), fosfato monoamônico (MAP), fosfato diamônico (DAP), nitrato de amônio e cloreto de amônio (CAM), a partir de resíduos ácidos gerados na própria siderurgia, ou provenientes de outras indústrias. Ao converter esses resíduos industriais em fertilizantes valiosos, são promovidas práticas responsáveis capazes de mitigar o impacto ambiental associado à emissão de carbono.

A Biosfera e a economia circular

Ao desenvolver iniciativas como a conversão da amônia rejeitada pela siderurgia em fertilizantes, a Biosfera não só adere à urgente pauta ESG como se posiciona como um exemplo a ser seguido. O projeto realiza, efetivamente, a transição para um processo industrial mais limpo e ecologicamente sustentável – materializando a economia circular, muitas vezes ainda ignorada em cadeias produtivas atuais.

O CEO da empresa, Henrique Hélcio, diz que o projeto representa uma jornada contínua em direção a um futuro industrial mais verde:Temos que pensar sempre em como transformar algo que poderia ser considerado um passivo para a indústria em um ativo que traz desenvolvimento econômico, social e financeiro para todos os públicos envolvidos, principalmente, preservando a vida, o meio ambiente e gerando riqueza”.

Reconhecimento em premiação

Por conta da relevância do trabalho realizado pela Biosfera, a empresa foi um dos destaques entre os vencedores da edição 2023 do Amcham Prêmio Eco – 40 anos. A premiação nacional é promovida pela Câmara Americana do Comércio para o Brasil (Amcham) em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil. O prêmio foi concedido à Biosfera na modalidade Práticas de Sustentabilidade, em reconhecimento a um case parecido. Clique e saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios