Barragem Samambaia Zero começa a ser descaracterizada em Itatiaiuçu

Publicado em

 

A Mineração Usiminas anunciou que desde o mês de junho vem realizado obras para descaracterizar a barragem Samambaia 0 (Zero), em Itatiaiuçu, município localizado na Cordilheira do Espinhaço, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura é a última de disposição de rejeitos no modelo convencional da companhia. A barragem já está descomissionada (sem receber rejeitos) desde dezembro de 2021.

De acordo com a Usiminas Mineração, as intervenções seguem a legislação vigente e serão “realizadas de acordo com as melhores práticas de controle hidrogeológico e ambiental, além do acréscimo da estabilidade física e segurança hidráulica”. O projeto, previsto para ser executado em 24 meses, abrange a impermeabilização do antigo reservatório da estrutura, construída pelo método a jusante, uma suavização dos taludes e, ao final, a revegetação por meio do plantio de espécies nativas.

“Para nós é uma grande satisfação dar essa notícia da descaracterização da Samambaia 0, a última estrutura de disposição de rejeitos convencional existente na Mineração Usiminas. Buscamos padrões de excelência para a elaboração do projeto e realização das obras que nos permitirão cumprir nosso compromisso com a sociedade de operar sem barragens e recuperar ambientalmente as áreas, reintegrando-as à natureza. É mais um marco na nossa história e um grande motivo para comemorarmos”, celebra o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

Reintegração

As ações, ainda de acordo com a empresa, possibilitarão a reintegração total da área à natureza, contribuindo para a conservação da fauna e flora. O projeto começou a ser elaborado em 2018. Na época foi iniciada a implantação do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, o Dry Stacking, que possibilitou o fim definitivo do uso das estruturas convencionais.

Em dezembro de 2021, a inauguração da planta de Filtragem permitiu o descomissionamento da barragem Samambaia 0, com o encerramento de suas operações, ainda de acordo com a empresa.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...