A obra premiada aborda as riquezas e a biodiversidade do Espinhaço Meridional como fauna, flora, biomas e espécies.
O livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas garantiu à Anglo American o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade. A mineradora foi premiada na categoria de melhor exemplo de empresa parceira pela produção e lançamento da obra. Produzido pela Anglo American em parceria com a Nitro Histórias Visuais e com a Agroflor Engenharia e Meio Ambiente, o livro reúne um conjunto de textos e fotos que mostram e valorizam a vasta biodiversidade do Espinhaço.
A premiação ocorreu na última terça-feira (28), na cidade de Belo Horizonte (MG). De acordo com Wilfred Bruiin, presidente da Anglo American no Brasil, o projeto demonstra o compromisso da empresa com a biodiversidade.
“Este livro é o registro do grande respeito, cuidado e interesse da Anglo American pelas pessoas, pelas paisagens e pelas histórias encontradas na Serra do Espinhaço. E de como as próximas gerações vão se beneficiar desse trabalho dedicado. Com essa publicação, reafirmamos o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas
O livro foi construído com o apoio de pesquisadores de sucesso e moradores de Conceição do Mato Dentro, município no qual o projeto Minas-Rio, da Anglo American está sediado. O Diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American, Ivan Simões, afirma que os moradores locais são fundamentais para a gestão das Áreas de Proteção Ambiental. Além disso, o diretor ressalta a importância de discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento humano.
Sobre o prêmio
O Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade nasceu em 2010 na Revista Ecológico em homenagem ao ambientalista Hugo Werneck (1919-2008). O prêmio está em sua 13° edição e o tema deste ano é Proteção da Biodiversidade Brasileira. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participam da supervisão e organização do prêmio, além da supervisão técnica realizada pela Fundação Dom Cabral.
O livro pode ser acessado de forma online e gratuita. Basta clicar no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1DLTZvPM-ql3piCrCcpzoKZdvRIRa9jCh/view