Gerdau se destaca com 10 milhões de toneladas de sucata reciclada e lidera ranking ESG no setor de aço

Publicado em

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, conquistou a 40ª posição geral na 11ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG, sendo a única do setor siderúrgico entre as 100 empresas mais bem avaliadas. O reconhecimento reflete o forte compromisso da companhia com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), destacando-se também como número um na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”.

Gerdau transforma sucata em novos produtos

A atuação da Gerdau vai além da produção de aço: a empresa transforma, anualmente, mais de 10 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos, com cerca de 70% de sua produção baseada nesse material reciclado. Cada tonelada de aço feita com sucata evita a emissão de 1,5 tonelada de gases de efeito estufa, o que contribui para que a empresa atinja uma das menores médias de emissões do setor global: 0,85 t de CO₂e por tonelada, frente à média mundial de 1,91 t. A meta é reduzir ainda mais, alcançando 0,82 t até 2031.

Além do impacto ambiental, essa cadeia de reciclagem beneficia diretamente mais de 1 milhão de brasileiros, sendo essencial para a geração de emprego e renda, especialmente em comunidades vulneráveis. O setor se consolida como um motor de transformação econômica e social, com forte impacto positivo no cotidiano de milhares de famílias.

Ranking reforça liderança em todos os pilares ESG

A empresa figura entre as 50 melhores em cada um dos pilares da pesquisa: 27ª posição em responsabilidade ambiental, 39ª em social e 44ª em governança. Os resultados são baseados em 3.874 entrevistas conduzidas entre julho e dezembro, com avaliação de 14 diferentes fontes de informação — o que confere credibilidade e profundidade à análise.

Para o CEO Gustavo Werneck, o resultado é reflexo do esforço coletivo. “Divido esse reconhecimento com os mais de 30 mil colaboradores da Gerdau. Estamos no caminho certo para gerar valor à sociedade e construir um futuro mais sustentável”, afirma.

Investimento social como alicerce de desenvolvimento

A atuação da Gerdau também inclui iniciativas que fortalecem as comunidades em que está presente. Programas como o “Gerdau Transforma”, que capacita empreendedores, e o “Reforma que Transforma”, voltado à habitação de baixa renda, exemplificam como a empresa integra responsabilidade social à sua estratégia de negócios.

Com esse conjunto de ações, a Gerdau consolida sua imagem não apenas como referência industrial, mas como um agente ativo na construção de um futuro mais justo, limpo e colaborativo no Brasil e no mundo.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Cidadão Legal’ vai emitir mil identidades em João Monlevade durante fim de semana

Todas as informações detalhadas do 'Cidadão Legal' estão disponíveis no site oficial da Câmara e no Instagram @camarajoaomonlevade

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios