Início Saúde Cidade polo do Vale do Aço, Ipatinga vive tensão com disparada de...

Cidade polo do Vale do Aço, Ipatinga vive tensão com disparada de suspeitas de dengue e chikungunya em 2024

Foto: EBC - Município já havia registrado quase 20 mil casos das doenças no ano passado; Prefeitura decretou situação de emergência e morte suspeita é investigada no Vale do Aço

 

A população de Ipatinga, cidade polo econômico e industrial do Vale do Aço, está apreensiva quanto ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. No último dia 5 de janeiro, a Prefeitura decretou Situação de Emergência e anunciou uma série de providências para conter o avanço das doenças. O decreto N.º 10.918, de 5 de janeiro de 2024, com validade de 90 dias, pode ser prorrogado por igual período.

A situação gera mais tensão aos moradores pelo fato de no ano passado terem sido registrados 11.408 casos e uma morte por dengue. Já com relação à chikungunya, foram 8.156 pessoas doentes, sendo que três perderam a vida. Não houve, no entanto, registros de zika vírus.

O decreto, que está em vigor desde a data de publicação, foi justificado pela preocupação por conta do atual cenário da saúde pública. A prefeitura está intensificando ações e medidas de prevenção para reduzir os índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto também determina contratações para reforçar as equipes de combate ao surto. Porém, a quantidade de vagas e os cargos não foram detalhados.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (8) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, de 2024. A previsão é que mais de 4 mil imóveis na cidade sejam visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos.

Morte em investigação no Vale do Aço

Embora ainda não haja registro no último Boletim Epidemiológico Divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Timóteo, também no Vale do Aço, um caso suspeito de morte por dengue hemorrágica está em investigação. Trata-se de uma adolescente de 17 anos, cujo óbito foi registrado na última terça-feira (9).

De acordo com a SES-MG, até a data da publicação do último boletim (08/01), o estado já acumula quase 1500 casos prováveis de dengue em 2024. Saiba mais.

 

Sair da versão mobile