Início Minas Gerais Vacinação contra a Influenza 2025 em Minas Gerais: novidades e metas

Vacinação contra a Influenza 2025 em Minas Gerais: novidades e metas

Imagem: Divulgação - A influenza é uma infecção viral que pode causar febre alta, tosse e dor de garganta, além de levar a complicações sérias e até morte.

A vacinação contra a influenza teve início em todo o estado de Minas Gerais, com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disponibilizando mais de 2 milhões de doses da vacina. O público-alvo da campanha inclui crianças, idosos, gestantes e trabalhadores da saúde, que poderão se imunizar nas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS).

Vacina contra Influenza integrará Programa Nacional de Imunizações

Uma das principais novidades deste ano é que a vacina contra a gripe passará a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso significa que ela estará disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos vacimóveis. “A partir de agora, a vacina fará parte do PNI, garantindo acesso contínuo à população elegível”, afirmou Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.

A vacina deste ano protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B, e poderá ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A meta estabelecida é atingir uma cobertura vacinal de 90%, beneficiando cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores.

“Estamos priorizando crianças, idosos e gestantes porque são os mais vulneráveis à doença e têm maior risco de complicações graves”, explicou Prosdocimi. No ano passado, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários foi de 60,7%. No entanto, o subsecretário expressou otimismo em atingir a meta de 95% neste ano por meio das novas estratégias de ampliação da vacinação.

Entenda o que é a Influenza

A influenza é uma infecção viral que pode causar febre alta, tosse e dor de garganta, além de levar a complicações sérias e até morte. Segundo dados do SUSFácil, em 2024 foram registradas 2.105 internações devido a complicações relacionadas à gripe, enquanto nos três primeiros meses de 2025 ocorreram 507 internações. O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) reportou 157 óbitos em 2024 e dez mortes atribuídas à gripe nos primeiros meses deste ano.

Sair da versão mobile