Só neste início de 2024, Santa Maria de Itabira registrou 57 casos confirmados de dengue, segundo o site do Ministro da Saúde. A maioria dos casos que chegaram aos hospitais municipais foi diagnosticada com dengue no início do ano.
No mesmo período, Minas Gerais registrava 11.658 casos suspeitos de dengue (casos notificados, excluindo os casos descartados). Destes, há 3.983 casos confirmados. Não houve mortes confirmadas por dengue no estado até o momento, com três mortes em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 1.726 casos prováveis da doença, dos quais 1.223 foram confirmados em Santa Maria de Itabira. Até o momento, um óbito foi confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e nenhum óbito está em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, não foram registrados casos prováveis, nem confirmados da doença. Também não há óbitos confirmados ou investigação por Zika em Minas Gerais.
Como se prevenir contra a dengue em Santa Maria de Itabira?
Preste atenção às dicas e ações dos especialistas que você pode realizar até 10 minutos por dia para ajudar a eliminar os mosquitos da dengue:
- Encha as bandejas de plantas com areia ou escove-as semanalmente;
- Manter as caixas d’água e demais recipientes bem fechados;
- Limpar folhas e galhos das calhas para evitar acúmulo de água;
- Não permita o acúmulo de água na prancha;
- Recolher recipientes que possam conter água: garrafas, latas, embalagens, etc.;
- Mantenha o quintal e o terreno limpos;
- Cubra os pneus para evitar o acúmulo de água.
Se você tiver sintomas como febre alta, fortes dores musculares, dor ao mover os olhos ou manchas vermelhas no corpo, procure atendimento médico.